Espalhe por Whatsapp

A lenda dos filmes que inspirou a "Mamba Mentality" de Kobe Bryant

03 de Outubro

O ala-armador Kobe Bryant é considerado um dos melhores jogadores da história da NBA, e muito disso se deve ao fato de ter sido, talvez, a estrela mais dedicada a pisar em uma quadra da liga. Kobe acordava todos os dias em torno das 4 horas da manhã para correr, malhar e arremessar mais de mil bolas no ginásio, tudo isso antes dos treinos oficiais pelo Los Angeles Lakers.

Com esta rotina, ele se tornou um jogador que aperfeiçoou ao extremo seus movimentos em quadra, e virou símbolo de dedicação, frieza e instinto assassino em quadra. Apelidado de "Black Mamba", em alusão à perigosa serpente africana, Kobe virou patrono da "Mamba Mentality", uma mentalidade e maneira de agir que representavam sua letalidade e determinação em quadra.

Agora aposentado, Kobe tem dado declarações buscando esclarecer como ele chegou neste ponto. Ele revelou que sua maior inspiração veio da filosofia Jeet Kune Do de Bruce Lee, lenda das artes marciais e dos filmes de ação.

Dentre todas as coisas, o que mais guardei da filosofia Jeet Kune Do de Bruce foi a habilidade de se adaptar. Você deve ter as habilidades fundamentais perfeitas para poder reagir em qualquer situação. Kobe Bryant

Kobe ainda declarou ao jornalista Andrew McNicol, do South China Morning Post, que Bruce Lee foi um de seus maiores ídolos quando jovem. Assistiu todos os filmes do astro e praticamente todas as suas entrevistas, e admirava muito a maneira como ele podia inspirar as pessoas e transmitir sua sabedoria, não apenas sobre artes marciais, mas também sobre como ser uma pessoa melhor.

Bryant certamente conseguiu produzir este efeito nas pessoas, com muitos atletas da nova geração declarando terem se inspirado nele para chegar a NBA. Dwyane Wade, um dos maiores jogadores da história recente da NBA, narra um episódio da Olímpiada de 2012, onde ele foi treinar às 5 horas da madrugada e Kobe já estava voltando de seu treino. Na manhã seguinte, ele foi junto, e na sequência outros jogadores como Carmelo Anthony e LeBron James seguiram. Wade declarou que o comprometimento e força de vontade imbatíveis de Kobe fez com que todos da seleção se cobrassem mais, e com isso quem ganhou foi o telespectador que viu a seleção dos EUA em sua melhor forma naquele torneio.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!