Espalhe por Whatsapp

Kareem Abdul-Jabbar vs. Wilt Chamberlain: o dia que o Bucks acabou com sequência histórica do Lakers

Renato Campos
Renato Campos
11 de Janeiro

Bill Sharman já foi MVP da NBA e fez ao lado de Bob Cousy, umas das melhores duplas da história da liga quando defendeu o Boston Celtics. Membro do Hall da Fama como jogador e também treinador, Sharman foi o responsável pela maior série consecutiva de vitórias de uma equipe, ao vencer 33 jogos com o Los Angeles Lakers durante a temporada 1971-72.

Sharman sabia muito bem, que um dia o grande feito iria terminar. Na ocasião, Sharman escreveu um discurso em um papel que guardava no bolso do seu paletó e que se manteve por lá a cada vitória. Foi justamente contra o campeão da temporada anterior, o Milwaukee Bucks, que a fantástica série chegou ao fim e o técnico do Lakers acabou jogando fora o tal discurso tão bem guardado.

Image title

Bill Sharman: história no Celtics e no Lakers

Muitos times tiveram a chance de terminar com a grande sequência que se iniciou no dia 5 de novembro de 1971, mas apenas o Bucks foi páreo para aquele time do Lakers. Em uma vitória por 120-104 frente à 10.746 torcedores, o Bucks conquistava a sua 20ª vitória em 21 jogos.

Nós vamos vencê-los. Nós somos os campeões, eles tem apenas uma série de vitórias. Larry Costello, técnico do Bucks

O jogo teve um sabor especial, um duelo de gigantes. Wilt Chamberlain contra Kareem-Abdul Jabbar, que viria a ser um dos maiores da história do adversário, em uma noite muito inspirada. Com 39 pontos, 20 rebotes, Kareem ajudou o Bucks a garantir que Lakers não sairia vitorioso de Milwaukee. Chamberlain por outro lado, terminou aquela noite com 15 pontos, 12 rebotes e seis tocos.

Image title

Wilt Chamberlain sendo marcado por Kareem Abdul-Jabbar

Não foi uma noite muito feliz para o Lakers realmente. Os 24 desperdícios de bola e um aproveitamento de 39.3 por cento, tornou o time presa fácil.

Ao final da partida, o então técnico do Lakers deu a seguinte explicação para os reporteres que lá estavam:

Eu tinha algumas coisas escritas, mas não as lerei hoje. Se eu tivesse que destacar algo esta noite, eu diria que a defesa agressiva do Bucks fez a diferença. Tivemos que trabalhar muito pra conquistar cada cesta e não conseguimos ditar o ritmo de jogo pela forte marcação em nossos armadores. Não quero desmerecer a conquista do Bucks, mas esse foi o pior jogo que já fizemos em um bom tempo. Bill Sharman

O então ala do Lakers Jim McMilliam completou...

Nós perdemos. Não foi o Bucks que venceu.

Dados da Partida

Lakers 104 x Bucks 120

Data: 9 de Janeiro de 1972
Arena: The Mecca
Público: 10.746

Elencos

Lakers: Jerry West, Happy Hairston, Jim McMillian, Gail Goodrich, Flynn Robinson, Wilt Chamberlain e Pat Riley

Bucks: Kareem Abdul-Jabbar, Lucius Allen, John Block, Oscar Robertson, Bob Dandridge, Wali Jones, Curtis Perry, Jon McGlocklin e Toby Kimball

197201090MIL image


Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!