Espalhe por Whatsapp

Kristaps Porzingis: o Porzingão da Massa!

13 de Dezembro

No ano passado, muita gente duvidou quando viu aquele garoto franzino, com nome estranho, letão e de apenas 20 anos sendo escolhido na quarta posição do Draft da NBA. Kristaps Porzingis foi inclusive vaiado quando, diante da torcida do New York Knicks, o comissário Adam Silver anunciou a escolha feita por Phil Jackson, presidente de operações da equipe.

A antipatia da torcida com o letão durou apenas 12 jogos. No começo da campanha de 2015-16, após uma vitória contra o Charlotte Hornets onde ele anotou 29 pontos e 11 rebotes, a torcida já estava gritando seu nome. Nos fóruns da comunidade brasileira que acompanha a NBA, foi carinhosamente apelidado de “Porzingão da Massa”, por seu estilo carismático fora de quadra e eletrizante dentro dela.

Sessão pré-draft hostil no Lakers de Byron Scott

Recentemente, o empresário de Kristaps Porzingis revelou que, antes do Draft, o Los Angeles Lakers, detentor da segunda escolha, tinha feito uma sessão extremamente hostil com o atleta, em que o atrasado técnico Byron Scott resolveu testar a “dureza” de Porzingis. Com isso, fechou os olhos para a incrível habilidade do ala-pivô de 2,21 m de altura. Existem alguns motivos que fazem de Scott um técnico atrasado, limitado e desempregado, e esse é só mais um deles. Porzingis era um projeto para alguém com visão, e isso certamente é algo que Byron Scott não tem. Porzingis, que declarou ter sido torcedor do Lakers quando criança, ficou triste com o ocorrido, mas não se abateu.

É claro que o ala-pivô é muito jovem e, na verdade, poucos esperavam que fosse ter um bom início na NBA. Parecia um jogador ainda em formação – e realmente é. Pode ser que já esteja, porém, em um estágio mais avançado do que as avaliações iniciais. E isso, por lógica, também significa que as expectativas sobre o que ele pode chegar a ser no futuro também aumentam. “Todos estavam falando que eu era um projeto, para esperar. Melhorarei em alguns anos, mas sei que posso jogar agora. Essa era a minha mentalidade”, declarou Porzingis, no começo da temporada passada.

Depois de uma excelente temporada de estréia, veio o segundo ano. O Knicks montou um super time de veteranos, com Carmelo Anthony, Derrick Rose, Joakim Noah e Brandon Jennings. Muitos acharam que a falta de experiência de Porzingis ficaria exposta e ele não agüentaria o ritmo. Teve gente que chegou a sugerir que o Knicks deveria trocá-lo e buscar vencer um título com estes veteranos, para depois se reconstruir.

Parece que existe muita gente parecida com Byron Scott, afinal.

Melhor jogador do Knicks na atual temporada

Mais uma vez, o jovem ala-pivô não se abateu pela desconfiança em seu entorno, e vem sendo provavelmente o melhor jogador do Knicks na campanha que coloca a equipe momentaneamente no terceiro lugar do Leste. Atualmente ele tem 20 pontos por jogo de média, apenas 2 a menos do que Carmelo Anthony, astro e cestinha da equipe. Empata com Joakim Noah em média de rebotes (e ganha em total de rebotes) e é o líder da equipe em bolas de três pontos e tocos. Sim, o ala-pivô de 2,21m é o líder da equipe em bolas de três pontos, e o franzino letão também é o líder em tocos distribuídos. Deu pra sentir o quão bom ele é, correto? E tem apenas 21 anos de idade.

Num Draft onde Karl Anthony-Towns foi a primeira escolha, seguido por D’Angelo Russell e Jahill Okafor, para só então na quarta escolha alguém ter selecionado Porzingis, é bastante seguro dizer que pelo menos Los Angeles Lakers e Philadelphia 76ers estão arrependidos dos atletas que selecionaram.

Kristaps Porzingis é uma futura estrela da NBA. Jogador extremamente dedicado, muito maduro para sua idade e muito completo, faz de tudo um pouco, e faz bem.

Mais do que tudo isso, ele devolveu à torcida do Knicks uma possibilidade que há muito não tinha: o direito de sonhar com um futuro melhor.

Image title

Image title

Image title


Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!