Espalhe por Whatsapp

LeBron James: O atleta do ano

13 de Dezembro

Calma. Se você achou o título exagerado, vamos explicar. LeBron James foi eleito O Atleta do Ano, em eleição feita anualmente pela prestigiada revista Sports Illustrated, referência no segmento nos EUA.

Não era por menos. O ala liderou o Cleveland Cavaliers rumo a seu primeiro título da NBA, e não foi fácil. A equipe teve que superar uma vantagem de 3-1 aberta pelo favoritíssimo Golden State Warriors na final da NBA, algo que nunca havia acontecido na história da liga. De quebra, o Cavs ganhou o jogo 7 na casa do rival e com isso quebrou um tabu de 47 anos sem títulos nos esportes profissionais no estado de Ohio.

Com este prêmio, LeBron se junta a Tiger Woods como os únicos atletas a vencerem O Atleta do Ano duas vezes. O ala do Cavs já tinha sido eleito em 2012, quando ganhou seu primeiro título com o Miami Heat.

Com a aposentadoria de estrelas do quilate de Kobe Bryant, Tim Duncan e Kevin Garnett após a última campanha, além do surgimento de novas jovens estrelas, a geração de LeBron se tornou a classe de veteranos da liga. O ala do Cavs é o expoente máximo desta geração, e nem poderia ser diferente.

Na semana passada, ele mostrou porque está no topo e que pretende ficar por lá. Marcou incríveis 44 pontos (com 71% de aproveitamento), 5 bolas de três (50% de aproveitamento), 9 rebotes, 10 assistências, 3 roubos de bola e 1 toco. A vítima? O Charlotte Hornets, cujo dono é Michael Jordan. Se Jordan estava assistindo ao jogo, com certeza saiu impressionado. Sim, até ele.

Na mesma noite em que teve essa atuação alienígena, LeBron alcançou outro feito: bateu a marca de 7 mil assistências na carreira. Com isso, ele se tornou o primeiro jogador na história da NBA a anotar pelo menos 24 mil pontos, 7 mil rebotes e 7 mil assistências.

James é um jogador especial. Soubemos disso desde o primeiro dia em que ele pisou em uma quadra da NBA, mas talvez não soubéssemos o quão bom ele poderia ser, e na verdade ainda não sabemos. Ele ainda está no seu auge físico e atingindo níveis de maturidade e técnica cada vez mais acima dos próprios padrões.

Ele acabou de ganhar seu primeiro título com o Cavs, terceiro da carreira. Tem também três MVPs e tantas outras glórias. Tem apenas 31 anos e pode, tranquilamente, jogar pelo menos mais 3 temporadas neste ritmo. Tiger Woods que se cuide, pois LeBron James pode acabar sendo o líder isolado de nomeações como Atleta do Ano da Sports Illustrated, mesmo que esse não seja o título mais importante para ele.


Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!