Espalhe por Whatsapp

Relembrando o Seattle Supersonics

17 de Janeiro

Ao longo de sua história, a NBA viu várias franquias serem fundadas, extintas ou mudarem de cidade e de nome. Poucas deixaram tanta saudade quanto o Seattle Supersonics, uma das franquias mais queridas pelos fãs de basquete dos anos 90.

A história do Sonics acabou oficialmente em 2008, quando a franquia se mudou para Oklahoma City e se tornou o atual Thunder, depois que a cidade de Seattle não conseguiu viabilizar uma nova arena para o time.

A franquia foi fundada em 1967, e até 1978 teve como destaques maiores os anos em que Lenny Wilkens e Spencer Haywood, dois grandes nomes da época, jogaram pela equipe.

Em 1979, depois de algumas boas campanhas nos playoffs, o Sonics alcançou o maior feito de sua história, o título da NBA. Wilkens e Haywood não faziam mais parte do elenco, que tinha como principal nome o armador Dennis Johnson, um excelente defensor e jogador com extenso currículo de bolas defensivas convertidas no final das partidas.

Gary Payton & Shawn Kemp

Depois do título, o Sonics ficou alguns anos com campanhas acima de 50 vitórias, até encarar um período de declínio durante a maior parte dos anos 80. Tudo mudou com duas grandes escolhas de Draft: Shawn Kemp, em 1989, e Gary Payton, em 1990.

Kemp era um ala-pivô extremamente forte, explosivo e físico. Payton era um armador muito inteligente e talvez o melhor defensor de sua posição que a NBA já viu. A parceria, comandada pelo polêmico técnico George Karl, produziu um dos times mais aguerridos na defesa e explosivos no ataque que a liga já viu. O estilo de Karl, que exigia máximo esforço e dedicação, casou perfeitamente com a dupla Payton/Kemp e outros jogadores importantes da década como Nate McMillan (que depois virou técnico) e o pivô Sam Perkins.

Em 1996 este time alcançou seu auge, fazendo uma incrível série na Final da NBA contra o Chicago Bulls de Michael Jordan, que havia acabado de retornar ao Bulls depois de sua primeira aposentadoria. O Sonics, que havia varrido o então campeão Houston Rockets no segundo round, chegou até a decisão cheio de moral. A final do Oeste tinha ido a sete jogos contra o Utah Jazz de Karl Malone e John Stockton, mas com muita disposição e vontade de vencer o Sonics prevaleceu. Essa foi a grande marca deste histórico time, que acabaria perdendo a final para Jordan e seus companheiros em seis partidas.

Depois disso o Sonics teve mais alguns anos sendo apenas um bom time, mas não excelente. Kemp deixou a equipe em 1997. enquanto que Gary Payton foi trocado para o Milwaukee Bucks em 2003.

Ray Allen, Rashard Lewis e Kevin Durant

Nos últimos anos em Seattle, a franquia teve bons desempenhos com a dupla Ray Allen e Rashard Lewis. Sob o comando de Nate McMillan como treinador, o time ganhou 52 jogos em 2005 e alcançou o segundo round dos playoffs, parecendo que poderia decolar nos anos seguintes. As previsões não se cumpriram, e apenas dois anos depois veio uma desastrosa campanha de apenas 35 vitórias, que deu ao time a segunda escolha no Draft de 2007. Esta escolha veio a ser Kevin Durant, que jogou apenas uma temporada com o Sonics antes da franquia se mudar para Oklahoma City. Durant viria a ser MVP pelo Thunder em 2014.

Allen foi trocado para o Boston Celtics na noite do Draft de 2007, por Wally Sczerbiack, Delonte West e os direitos pela quarta escolha do recrutamento, o ala Jeff Green. Lewis assinou contrato com o Orlando Magic e assim o Sonics iniciou sua última temporada antes da mudança com um time repleto de jovens e pouco interesse da cidade no time. Isso resultou numa desastrosa campanha de despedida com apenas 20 vitórias.

Desde 2011 alguns empresários de Seattle tentam conseguir permissão da NBA para iniciar uma nova franquia na cidade ou então trazer uma equipe de outra localidade. Em 2013 os proprietários do Sacramento Kings estiveram próximos de acertar uma venda que levaria a franquia a Seattle, enquanto que em 2015 um impasse nas negociações por uma nova arena para o Milwaukee Bucks fez com que alguns especulassem que a franquia também poderia ser candidata a se mudar para Seattle. Neste mesmo ano, o Atlanta Hawks foi vendido para um grupo de investidores que, no futuro, também poderia considerar levar a franquia para a antiga morada do Supersonics.

Em preparação a isso, a cidade de Seattle vem investindo na construção de uma nova arena. O quarterback Russell Wilson, do Seattle Seahawks, da NFL, entrou no grupo que está financiando a construção de um novo ginásio. Assim, quando outra franquia da NBA estiver de mudança, a cidade será uma candidata mais viável e natural.

Por enquanto, nos resta apenas relembrar com carinho das boas campanhas do simpático Seattle Supersonics. Nos anos 90, Seattle esteve no centro do mundo artístico pelas bandas de Grunge que se desenvolveram na cidade, como Niravana, Pearl Jam e Soundgarden, mas também esteve no centro do mundo esportivo pelas boas campanhas do divertido time comandado por Gary Payton, Shawn Kemp e George Karl. Se algum dia voltar a existir uma franquia da NBA em Seattle, não há dúvida de que já existe um grande legado para defender.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!