Espalhe por Whatsapp

A popularidade pode ser um problema entre as estrelas?

17 de Abril

Steph Curry é um dos jogadores mais celebrados da NBA atualmente. Seu uniforme de jogo é o mais popular na Liga e ele foi o MVP da temporada regular nos últimos dois anos, mas, desde a derrota para o Cleveland Cavaliers nas Finais do ano passado, após o Golden State estar liderando a série por 3 a 1, Steph vem precisando lidar com algumas adversidades.

O Golden State vinha sendo um time querido por torcedores adversários, pela forma de jogar, agradável de assistir. Hoje existe boa parte destes torcedores que gostariam de ver a franquia perder. É claro que, muito disso, tem a ver com alguns fatores, alguns deles, como uma rivalidade natural dos adversários, a personalidade de alguns jogadores, como o sempre polêmico Draymond Green e também a recente adição de Kevin Durant, que deixou um time que era muito forte praticamente imbatível.

Falando mais especificamente sobre Curry, ele estaria enfrentando uma certa resistência em relação à outras estrelas da NBA justamente devido ao grande aumento de sua popularidade. Nos tempos atuais, os jogadores considerados como pilares de times tem muito mais amizade e coleguismo que em tempos passados, formando grandes grupos de amizades. A recente ascensão de Steph poderia estar jogando contra uma possível inserção dele neste “clube”.

Marcus Thompson, autor do livro Golden: A milagrosa ascensão de Steph Curry, esteve em um programa de rádio com Jason McIntyre, do Big Lead, para falar do livro e revelou que alguns atletas teriam um ressentimento em relação à Curry devido à este crescimento rápido que ele teve rumo ao estrelato.

Falando de LeBron, Marcus disse que James era uma espécie de mentor para Steph, mas que as coisas teriam mudado drasticamente.

Ele era um grande fã de Steph, compareceu aos jogos de Davidson (time de Curry na Universidade) e mesmo quando Curry chegou na NBA, houveram momentos em que LeBron olhava para ele tipo, ‘Wow’ e então Steph meio que colocou em risco o status de LeBron. A parte que é curiosa para Steph é, porque isso significa que precisa existir um problema entre nós? Ele ama o LeBron e respeita o LeBron, para ele é tipo ‘porque o mundo de fora tenta nos confrontar, porque eu e você agora temos que ter este desdém entre nós, pensei que estava tudo certo’. Esta é a pergunta que Steph tem na mente. Porque você não gosta de mim quando tudo que fiz foi basicamente respeitar tudo que você fez e seguir o exemplo que você trouxe? E não é só com o LeBron... Steph quer ser aceito por todos estes caras. É isso que ele busca. Para que eles possam dizer ‘você é um de nós’. Parece que eles não querem proporcionar isto a ele. @Marcus Thompson

Image title

E não seria somente à respeito de LeBron esta situação. Marcus Thompson também falou de Chris Paul e o time do Clippers.

Todos no Clippers... Chris Paul foi um destes caras. Chris Paul era alguém que Curry sempre teve como exemplo. Chris Paul costumava dominar este duelo. Chris Paul deveria ser o próximo da fila à vencer um campeonato. Então, de repente, foi o Steph... este foi outro relacionamento que Curry ficou tipo, ‘oh, eu admiro você’, e do nada tem este desdém com Steph. Tem muitos casos deste tipo.... @Marcus Thompson

Image title

Nestes “muitos casos deste tipo”, poderia se adicionar também o armador Russell Westbrook, do Thunder. Durante a entrevista, Marcus Thompson disse que Russell “simplesmente não gosta de Curry”. Um dos indícios deste sentimento seria aquela risada irônica de Westbrook quando questionado sobre a capacidade defensiva de Curry durante os Playoff’s do ano passado. A ida de Kevin Durant para o Warriors aparentemente só alimentou este desgosto de Russell em relação à Steph. É interessante tentar pensar nos motivos para este tipo de comportamento de algumas das grandes estrelas da NBA. A briga por ser popular parece ser mais acirrada do que parece. O ego dos jogadores, por vezes, assume um papel titular neste tipo de situação, que não é incomum na história da Liga. Magic Johnson e Isiah Thomas eram amigos, até que seus times colidiram nos Playoff’s, situação que acabou esfriando a amizade por um tempo.

Em 1985, durante o All-Star Game, muitos acreditam que as estrelas do Leste boicotaram Michael Jordan, que vinha ganhando notoriedade na Liga pelo seu estilo de jogo e personalidade forte. A percepção durante a partida era que os jogadores do Leste estavam deixando de realizar passes mesmo com MJ livre para recebe-los. Na época, Michael deu a seguinte declaração:

Eu não acho que isto estava acontecendo. Em um All-Star Game, você tem que ser muito agressivo e mostrar o que pode fazer. Este sendo meu primeiro All-Star game, eu estava hesitante. Eu não queria ser interpretado como um novato que iria roubar o show. Eu apenas estava feliz por estar ali. @Michael Jordan

Image title

Mesmo tentando colocar panos quentes, Jordan não fugiu de tentar analisar a situação posteriormente.

Eu acho que Isiah jogou corretamente. É difícil determinar porque Isiah não me passou mais a bola. Talvez eu não tenha procurado os arremessos mais fáceis. Não posso especular sobre isso. @Michael Jordan

Antes do jogo das estrelas, Michael competiu no campeonato de enterradas e chamou à atenção por estar no aquecimento com roupas pré-jogo, enquanto todos os outros competidores estavam com seus uniformes oficiais. Jordan, durante o torneio, competiu usando correntes no pescoço, algo que foi considerado desnecessário e somente para chamar à atenção.

Image title

Na época, um escritor de Detroit escreveu o seguinte sobre esta situação. “A atitude que os jogadores tiveram foi de que Michael Jordan teria um tratamento de estrela quando aprendesse a agir como um cavalheiro”.

É interessante pensar como existem diversos fatores que influenciam o jogo e também a carreira dos atletas. Seja um código de conduta não oficial entre os jogadores ou a briga pela popularidade, conquistas e manutenção de status e muito mais. Conta para a gente a sua opinião sobre o tema.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!