Espalhe por Whatsapp

As três aposentadorias mais marcantes da história da NBA

18 de Junho

Quando pensamos no final da carreira de um astro da NBA, normalmente é um jogo de despedida tímido, quase que meramente cerimonial. Afinal, eles vão enfrentando um declínio natural ao longo dos anos, conforme envelhecem, o que faz com que o momento em que deixam as quadras tenha distância considerável de seus anos de auge.

Apesar disso, alguns atletas desafiam essa lógica e se aposentam de maneira espetacular, fazendo todos lembrarem de seus anos de domínio e deixam na torcida um gostinho de “quero mais”. Existem três excelentes jogadores que fizeram isso melhor do que ninguém em seus jogos derradeiros.

Kobe Bryant

Image title

Após 20 anos de carreira com cinco título na NBA, Kobe Bryant decidiu abandonar o basquete ao final da temporada 2015-16. Com muita festa, sua última passagem por cada cidade ao redor da liga foi bastante celebrada, e não poderia ser diferente na partida derradeira, disputada em pleno Staples Center, casa do Lakers.

A expectativa era de uma grande festa, mas sem uma grande atuação. Com muitas lesões nos anos anteriores a sua aposentadoria, Kobe já não era mais o mesmo, e registrou tímidos 17,6 pontos por jogo nesta campanha, uma marca bastante tímida se comparada a seu auge na década anterior.

Mas o destino quis diferente. Kobe anotou incríveis 60 pontos contra o Utah Jazz, e deixou o Staples Center em êxtase, inclusive diante de lendas do Lakers e do esporte que estavam assistindo, como Shaquille O’neal, Magic Johnson e Allen Iverson. Sua pontuação representou quase 60% dos 101 pontos anotados pelo Lakers na partida, enquanto que no equilibrado ataque do Jazz, ninguém superou a marca de 20 pontos no jogo.

Terminada a magistral atuação, que foi disparada a maior marca de pontos de um astro se aposentando na história, Kobe tomou o microfone e se dirigiu à plateia do Staples Center, agradecendo pelos 20 anos de apoio, e finalizou com “Mamba Out”, antes de deixar o microfone no chão e sair de cena com uma conclusão brilhante.

David Robinson

Image title

David Robinson liderou o San Antonio Spurs durante a maior parte dos anos 90, mas foi só com a chegada de Tim Duncan que a fortíssima dupla de garrafão conquistou títulos na NBA. Depois de vencer em 1999, o Spurs chegou às Finais de 2003, temporada que seria a última de Robinson na liga.

Contra o New Jersey Nets, adversário nesta decisão, o Spurs fez uma série disputada que chegou ao sexto jogo na casa do rival. Vencendo por 3 x 2, o time do Texas precisava vencer para fechar a série e evitar um sétimo e derradeiro jogo.

Duncan foi a estrela do jogo, beirando um quadruplo duplo com 21 pontos, 20 rebotes, 10 assistências e 8 tocos. Ironicamente, seu companheiro Robinson foi um dos pouquíssimos atletas a marcar um quadruplo duplo na história da NBA, em 1994, quando vivia seu auge.

Mas mesmo estando a um passo da aposentadoria,  Robinson foi essencial para garantir a vitória do Spurs nesta partida. Com 13 pontos, 17 rebotes, 2 tocos e uma excelente performance defensiva, o Almirante, como era conhecido, se aposentou com as glórias de seu segundo título da NBA e deixou o comando do time nas seguras mãos de Duncan.

Bill Russell

Image title

Bill Russell é o maior campeão da história da NBA, com 11 títulos em 13 anos de carreira. Não deveria ser surpresa para ninguém o fato dele ter se aposentado ganhando mais um anel, mas a forma como aconteceu o título de 1969 é digna de filme.

O rival era o Los Angeles Lakers, que perdeu sete finais para o Celtics durante a carreira de Russell (incluindo essa). Neste ano, entretanto, o Lakers era favorito. O time tinha feito uma troca antes da temporada para adquirir Wilt Chamberlain, maior rival de Russell, e montou o primeiro “super time” da história ao colocar Chamberlain ao lado de Jerry West e Elgin Baylor. O time de Los Angeles dominou a temporada regular e alcançou a segunda melhor campanha da liga, com 55 vitórias.

Já o Celtics, no final de ciclo com Russell, que tinha 35 anos, tinha um time envelhecido e cansado, que ainda assim foi suficiente para alcançar o quarto lugar de sua divisão, com 48 vitórias. Russell atuou como jogador e técnico nesta temporada, e Sam Jones, um de seus principais pontuadores, foi mal na campanha. Mesmo assim, passou pelos melhores classificados Philadelphia 76ers e New York Knicks nos playoffs, e chegou para a decisão contra o favorito Lakers.

Pela primeira vez em todas essas disputas, o Lakers tinha mando de quadra contra o Celtics nas Finais, e a série chegou a um derradeiro jogo 7. Antes desta partida, em clima de “já ganhou”, o dono do Lakers, Jack Kent Cooke, mandou colocar balões no teto do Forum de Inglewood, arena onde o time disputava seus jogos, para que caíssem sobre a quadra em comemoração ao título logo após o jogo. Jerry West ficou furioso ao saber disso, pois considerava um mau presságio, mas não adiantou. Os balões foram colocados lá.

É claro que o Celtics ficou sabendo disso, e usou como motivação. Liderado pelos 26 pontos de John Havlicek e 24 de Sam Jones, o Celtics tinha poder de fogo suficiente para superar os espetaculares 42 pontos de Jerry West pelo Lakers. Russell, como sempre, teve grande impacto defensivo, e terminou a partida com 21 rebotes e vários tocos, que não eram registrados oficialmente na época. Ao final, o veterano Russell e seus Celtics tinham vencido o Lakers e Wilt Chamberlain mais uma vez antes que tudo acabasse.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!