Espalhe por Whatsapp

A excelente ideia de Pat Riley para acabar com o tank na NBA

18 de Julho

Pat Riley é uma das maiores mentes que o basquete já viu. Ele tem as credenciais de técnico do Lakers "Showtime" dos anos 80 e do clássico New York Knicks dos anos 90, além de técnico do time campeão do Miami heat de 2006, com Shaq e Dwyane Wade, e executivo responsável pela formação do Heat dos "Super Amigos" campeão em 2012 e 13, com Wade, LeBron James e Chris Bosh.

Com toda esta experiência, Riley sugeriu uma maneira de apimentar a batalha pela escolha #1 no Draft de calouros. Atualmente, os times com piores campanhas têm chances maiores de ficar com a melhor escolha, e isso acaba fazendo com que times tentem perder mais jogos do que gostariam, o famoso "tank".

A NBA tem discutido formas de desincentivar esta prática, e a sugestão de Riley é muito boa. Ele defende que os 14 times que ficarem fora dos playoffs (que atualmente são os que participam da loteria) disputem um torneio eliminatório entre eles ao final da temporada para decidir quem fica com a primeira escolha.

Desta forma, os times teriam que manter bom nível de competitividade até o final, para que tenham boas chances neste torneio. A partir da escolha #2, se seguiria a ordem de pior campanha, para que times que sejam ruins mas não estejam necessariamente praticando "tank" possam ter chances também.

Esta é definitivamente uma maneira criativa de tentar amenizar o problema do "tank" e geraria efeitos positivos para a NBA, como maior receita por mais jogos, maior exposição de TV e maior nível de competitividade no geral. Pode até não ser a solução perfeita ainda, mas é bom ver a NBA discutindo este tema. E você, o que acha da ideia? Qual seria sua solução para este problema?

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!