Espalhe por Whatsapp

12 jogadores da NBA e o significado de seus apelidos

Renato Campos
Renato Campos
21 de Dezembro

Sabe aquele seu amigo que a maioria das pessoas não sabem o nome porque seu apelido praticamente é unanimidade por todos que o conhecem? É assim também na NBA.

"Dr.J", "Black Mamba", "Magic", estes são alguns dos apelidos que você já ouviu muito por aí. Mas alguns dos apelidos, a gente acaba não sabendo muito o significado. Foi por isso, que o repórter Chris Kalra fez uma lista de 12 jogadores e como eles ganharam seus codinomes. Vamos a eles!

Kevin Garnett - The Big Ticket

Garnett se aposentou na última temporada após longos anos na NBA. Fechando o seu ciclo no Minnesota Timberwolves, time que começou também a sua carreira. Naquela época, o Wolves não tinha lá um time muito bom, mas ainda assim, Garnett mostrava garra e muita luta para fazer aquela equipe funcionar. O apelido "Big Ticket" foi dado pelos torcedores porque ele era o único motivo pelos quais todos compravam ingresso (ticket) para assistir o Wolves jogar.

Earvin Johnson - Magic

Quando Johnson ainda tinha 15 anos, o garoto da Escola Everett em uma determinada partida de seu time, marcou um triplo-duplo: 36 pontos, 16 rebotes e 16 assistências. Após assistirem ao jogo, um jornalista esportivo local o chamou de "Magic" e resto da história nem precisa ser contada.

Paul Pierce - The Truth

Na derrota do Celtics no ano de 2001 por 112-107 para o Lakers, Paul Pierce marcou 42 pontos com um aproveitamento de 13 acertos em 19 arremessos. Após o jogo, Shaquille O'Neal puxou um reporter e apontou para seu caderno de anotações.

"Anote isto. Meu nome é Shaquille O'Neal e Paul Pierce é uma realidade. Anote e pode dizer que é uma declaração minha. Eu sabia que ele era bom jogador, mas não que ele pudesse jogar como hoje. Paul Pierce é a realidade (the truth)!"

Karl Malone - The Mailman

Essa não precisa explicar demais para entender. Com uma penca de armadores habilidosos jogando ao seu lado no Utah Jazz, Karl Malone se tornou o "carteiro" pela facilidade que tinha para converter as bolas em qualquer situação.

Allen Iverson - The Answer

Allen Iverson tinha muitos problemas na escola. O garoto só queria saber de jogar basquete e seus amigos sabiam que podiam contar com ele para isso. "The Answer" veio como uma forma de ter em volta um cara que poderia resolver as coisas para você dentro de quadra. O curioso é que a primeira tattoo que Iverson fez quando entrou na NBA foi a de um bulldog com a sentença "The Answer" logo acima.

Vince Carter - Half Man, Half Amazing

Além do "Vinsanity", Vince Carter recebeu outro apelido. Na Olimpíada do ano 2000, Carter realizou talvez a maior enterrada de sua carreira por cima de um pivô francês de mais de dois metros de altura, passando por cima de sua cabeça. Não foi em um treinamento, não foi em um campeonato de enterradas. Foi ali mesmo nos jogos olímpicos com grande parte do mundo assistindo a partida.

Amare Stoudamire - STAT

Não, o apelido de Stoudamire não tem nada a ver com alguma estatística absurda que ele tenha feito durante sua carreira. STAT na verdade é uma sigla para "Stay Tall And Tallent" (continue alto e talentoso). Amare tem uma tattoo com a escrita e muito provavelmente ele mesmo tenha dado seu apelido.

Glen Davis - Big Baby

Quando ainda tinha nove anos, Glen Davis pesava 72 quilos e já tinha 1.70m. Ele é tão grande comparado a seus amigos de sua idade, que precisava jogar contra os mais velhos. Quando jogava, Davis reclamava muito de jogadas e pedia a todo momento por faltas, assim, todos começaram a chamar o futuro jogador de "Big Baby" (Bebezão).

Julius Earving - Dr. J

Quando jogava ainda umas peladas no seu bairro de infância, Julius já mostrava muita facilidade em "operar" as jogadas contra seus adversários. Assim, um amigo o começou a chamá-lo de "The Doctor" e que logo foi abreviado para "Dr. J"

Charles Barkley - The Rount Mound of Rebounds

Talvez o apelido de Barkley não tenha ficado tão popular, mas com certeza é o mais justo da lista. "A montanha redonda dos rebotes" é a definição certa para o ex-jogador do Sixers e Suns. Barkley é o jogador mais baixo da história a liderar o quesito rebotes na NBA. Durante toda sua carreira, Barkley teve uma média de 11.7. Apesar de baixo, Barkley sempre foi corpulento, e com seus 114 quilos, sabia como se posicionar como poucos para pegar a deixa do adversário.

Kobe Bryant - The Black Mamba

Esse, como todos os outros apelidos, foi dado pelo próprio Kobe. E tem algo mais divertido que isso? A Mamba é a segunda cobra mais venenosa do mundo. Ela também é a mais rápida e pode chegar a ter dois metros e meio. Segundo o próprio Kobe em entrevista no passado para o L.A.Times, "A Mamba pode atacar com precisão em 99 por cento das vezes e ainda em alta velocidade. Esta é a precisão que quero sempre ter enquanto estiver jogando."

Dwayne Wade - Flash

Em 2004 quando Shaquille O'Neal, conhecido como "Superman" chegou ao Heat, ele cismou que seu companheiro precisava ter um apelido para acompanhar suas aventuras por Miami. Impressionado pela velocidade do jogador, o logo apelidou... "Flash".

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!