Espalhe por Whatsapp

NBA: O Clippers pode ser o destino ideal para James Harden

Renato Campos
Renato Campos

A insatisfação de James Harden com o Houston Rockets fez com que o boato girasse como um louco nas últimas semanas. O MVP de 2018 tem sido o personagem mais enigmático em Houston nesta offseason e a narrativa atual sugere que ele pode ter jogado sua última temporada completa na Clutch City. Obviamente, o Rockets gostaria de vender alto um superstar do calibre de Harden, mas com todo o drama e controvérsia recentes, as ações do jogador de 31 anos não estão exatamente em seu auge.

Uma equipe que certamente pode se lançar e fazer uma grande oferta por Harden são ninguém menos que o Los Angeles Clippers. O Clippers foi uma das maiores decepções da última temporada, depois que sua experiência do primeiro ano de juntar Kawhi Leonard e Paul George aparentemente não deu muito certo. A linha de frente do Clippers sabe que é responsabilidade deles garantir que o fiasco da temporada passada não aconteça. Trocar por Harden pode ser apenas o caminho que eles estão dispostos a seguir se as coisas derem errado.

Qual é o melhor negócio que o Clippers pode oferecer para adquirir o Harden? Que tal Paul George e Lou Williams por James Harden e Ben McLemore.

O primeiro ano de George em LA não foi ideal.

Trocar George não será necessariamente a pior decisão para o front office do Clippers. Embora o seis vezes All Star seja um dos melhores jogadores de mão dupla na liga, ele também tem sido um dos mais inconsistentes na reta final. O que, como todos vimos, definitivamente prejudica a equipe no longo prazo. Sua dupla com Kawhi realmente não pareceu dar certo e eles podem querer mudar as coisas mais cedo ou mais tarde, se quiserem uma chance legítima pelo título.

Se o Clippers embalarem George com outra peça como Lou Williams, então talvez - apenas talvez, o Rockets pode ceder. H-Town parece decidida a conseguir uma jovem estrela como Ben Simmons. Mas se o Sixers não está disposto a se separar de sua estrela, a opção do Clippers se torna mais viável. O Rockets não está em posição de reconstruir, com suas escolhas de draft controladas por outras equipes em um futuro próximo.

Mandar dois pontuadores de grande capacidade para o Houston certamente será benéfico para o H-Town. Fazer George jogar com John Wall definitivamente parece melhor do que uma quadra de defesa Harden-Wall. Ter um jogador como George, que não precisa muito da bola, pode ajudar Wall a alcançar seu potencial em Houston, além de um veterano confiável como Williams definitivamente irá ajudá-los na hora do aperto. Adicione PJ Tucker, DeMarcus Cousins e Christian Wood e você terá uma unidade inicial bastante assustadora. Além de Wood, o time não ficará cheio de jovens. Mas eles terão alguns anos de basquete competitivo com um elenco talentoso.

Por outro lado, o Clippers certamente ganha um upgrade adicionando Harden ao seu elenco. Harden pode ser o principal facilitador em Los Angeles com um cara como Patrick Beverley ao seu lado. Os dois passaram cinco anos juntos em Houston antes de Beverley ir para o Clippers, então a familiaridade não será um problema. Eles perderiam a defesa de George, mas a habilidade ofensiva de Harden certamente compensa. Sua consistência no ataque deve ser uma adição bem-vinda ao time e deve beneficiar Kawhi.

Ter Harden e Leonard na unidade inicial de LA garante que eles tenham o melhor dos dois mundos - um cestinha em Harden e um rolo compressor defensivo em Kawhi. Adicionar um atirador como McLemore também pode dar ao Clippers algum poder de fogo muito necessário vindo do banco, visto que Landry Shamet mudou-se para o Brooklyn.

É hora de James Harden se mudar para Los Angeles? Isso depende de Houston.

Curta o som Hoop78!

Este pode ser o motivo pelo qual o Warriors ainda não fez uma troca esta temporada

Renato Campos
Renato Campos

Com o Warriors tendo uma temporada surpreendentemente bem-sucedida, mesmo sem o All-Star Klay Thompson, eles parecem mais candidatos aos playoffs a cada semana. Embora eles ainda estejam lutando para juntar as peças dessa quase nova escalação do Warriors, considerar fazer mais uma adição ao elenco pode ajudar a transformar o Warriors em um time de playoffs.

Adicionar outro jogador estrela ao elenco do Golden State seria de fato benéfico. No entanto, qualquer troca blockbuster que o Warriors poderia potencialmente propor incluiria mais do que provavelmente Andrew Wiggins, e o Warriors pode não estar pronto para se separar de seu armador ainda.

Andrew Wiggins pode ser o motivo

Um fator-chave para o sucesso dos Warriors atualmente, e por que eles têm sido capazes de acalmar os críticos da pré-temporada, é em grande parte o desempenho MVP de Stephen Curry nesta temporada. O Warriors foi de fato o pior time de toda a liga na temporada passada, com Curry jogando apenas cinco jogos, e é garantido que os resultados seriam os mesmos se não fosse por Curry. Ele tem uma média de 29,4 pontos, 6,1 assistências e 5,4 rebotes - tudo o que ele precisa para combinar com seus bons números são mais vitórias.

Curry não está apenas carregando uma carga ofensiva pesada para o Warriors, mas a escolha número 1 do draft da NBA de 2014, Wiggins, também se tornou um dos jogadores mais conceituados do time.

Esta temporada será a primeira temporada completa de Wiggins com a equipe e ele causou impacto em quase todos os jogos. Ele conseguiu se manter saudável e ser eficaz no lado defensivo contra o qual o Warriors está lutando. Seu crescimento como jogador no plantel do Warriors foi evidente. Em suas seis temporadas na NBA, embora ele tenha tido uma média de 20 pontos ou mais em três delas, sua porcentagem de arremessos não passou de 45,9%, até esta temporada com o Warriors.

Wiggins agora está atirando em 46,8%, que é o recorde de sua carreira. Ele também está liderando o time em tocos por jogo, assim como o time está tendo problemas defensivos nesta temporada.

Se o Warriors propusess uma troca de sucesso nesta temporada, eles teriam que igualar os salários do jogador que chegasse, que é onde Wiggins entraria em jogo. Ele está atualmente recebendo $ 29,5 milhões nesta temporada e deve $ 65 milhões nas próximas duas. No entanto, esse foi o preço que eles tiveram que pagar quando negociaram com D’Angelo Russell e conseguiram a escolha do primeiro turno do Timberwolves em 2021.

Wiggins fazendo jus ao seu salário

Além de pagar Wiggins, a equipe também tem Curry, Klay Thompson e Draymond Green, todos com contratos de alto salário. Então, para trazer um jogador de sucesso, trocar um desses quatro seria uma obrigação, e os três últimos provavelmente estão fora de questão.

No entanto, Wiggins fez um trabalho decente garantindo que seu nome não fosse mencionado em rumores de troca até agora. Ele está atualmente com uma média de 17,6 pontos nesta temporada e se esforça para desbloquear todo o seu potencial no elenco do Warriors e ajudar o time a chegar aos playoffs.

No entanto, ainda há uma grande chance de que o Warriors possa aumentar seu ritmo e lutar por uma classificação mais alta. A equipe está atualmente apenas 2,5 jogos atrás do Suns, que está em quarto lugar na Conferência Oeste. O Warriors também teve uma dos calendários mais difíceis da liga até agora.

A melhora no jogo de Wiggins pode ser a razão pela qual o Warriors não se envolveu em uma troca blockbuster, embora o prazo da NBA não seja até 25 de março. Mas, com Wiggins ainda no elenco, a equipe pode ter um futuro brilhante.

Curta o som Hoop78!