Espalhe por Whatsapp

A reunião pelo Zoom onde Kyrie Irving tentou acabar a bolha da NBA

Renato Campos
Renato Campos
24 de Junho

O site The Undefeated publicou nesta quarta-feira, dia 24 de junho de 2021, uma matéria incrível contando em detalhes como Kyrie Irving quase conseguiu realizar um boicote aos playoffs da bolha de Orlando na última temporada.

Segundo o jornalista Matt Sulivan, em seu livro 'Can't Knock the Hustle', Kyrie ouviu jogadores de toda a NBA - e da WNBA - que questionavam o grande retorno do esporte em 2020. Eles estavam preocupados em abandonar o ímpeto de um movimento de justiça social para os confins amigáveis da Disney World. Atletas mais jovens e mal pagos estavam preocupados em não serem compensados caso se recusassem a ir. Apesar de votar ao lado da liderança do sindicato dos jogadores três dias antes para retomar a temporada, Kyrie estava frustrado porque 28 representantes de equipe falaram em nome de 450 jogadores. A chefe do sindicato, Michele Roberts, estava correndo para pedir às equipes um recomeço, mas os rebeldes precisavam de um campeão para sua causa. “Kyrie era, e é, a voz conhecida entre os jogadores como alguém que não se intimida”, ela me disse. “Não sou ameaçada por vozes de oposição ou opostas. É disso que se trata a democracia. ”

Um boicote em massa à bolha teve uma pequena expansão. Uma coalizão informal de pessoas potencialmente relutantes, acabou crescendo e tendo voz.

A convite de Kyrie, os membros da coalizão abriram uma reunião no Zoom e viram um precursor com um punho familiar, John Carlos.

John Carlos deixou os jogadores de basquete com conselhos semelhantes aos que havia dito a Colin Kaepernick quando os dois pioneiros de gerações se conheceram: “Vocês se jogaram na piscina do humanitarismo, e isso não está no momento - está no momento movimento. Você está em movimento agora. E agora não é hora de ficar adormecido com sua voz. Agora é a hora de aumentar o volume e mantê-lo alto, porque você pulou lá para falar pelos sem voz.

Kyrie e os desertores da bolha teriam que se unir como uma unidade, Carlos lembrou aos jogadores na chamada, que incluiu vários caçadores de títulos do Lakers de LeBron, seu armador titular Avery Bradley e o veterano Dwight Howard entre eles. “Ele disse que esta oportunidade pode não estar disponível nos próximos 50 anos”, Avery me disse, sobre Carlos. “Havia tanta pressão - outros jogadores da NBA diziam que éramos loucos - mas tínhamos que encontrar uma maneira de reprogramar a forma de pensar de todos e não apenas nos movermos rápido. Porque esse trabalho é rápido, e parte dele é proposital, para não lhe dar a oportunidade de pensar, e apenas tomar decisões por impulso. Há racismo sistêmico acontecendo em nosso ambiente.”

Spencer Dinwiddie encorajou os rebeldes a obter números e atacar enquanto a nação estava quente. “Mano, eu sei como essa história acabou,” ele aconselhou seu companheiro de equipe. “Eles vão jogar desinformação para desacreditá-lo. E se você não estiver decidido, o movimento vai morrer. Ky, você precisa do sim. "

Kyrie e Avery lutaram para encontrar os números dos celulares dos jogadores e enviaram um convite em massa para uma videoconferência naquela sexta à noite: "Por causa de nossa natureza competitiva, houve uma divisão desnecessária entre nós. Ao nos unirmos, temos a capacidade de fortalecer uns aos outros. Entramos em contato com você porque queremos que todas as suas vozes sejam ouvidas." A indiferença foi quase imediata, mesmo do outro lado da quadra de Kyrie, KD, Wilson e Caris naquele dia na academia do Kobe, onde o jogador do Lakers Kyle Kuzma fez uma pausa no treinamento e de repente tweetou diariamente sobre raça e política para deixar claro para seu seguidores "que alguns de nós querem jogar e competir, não se deixe enganar."

Dwight Howard, em casa com sua família no subúrbio de Atlanta, enviou o convite para Natasha Cloud, uma estrela do Washington Mystics da WNBA, e pediu a ela para espalhar o discurso. “Eu meio que fui empurrada como a líder radical”, disse ela. “Eu era o Kyrie da WNBA.”

Natasha clicou no convite e viu, nas caixas de mais de 75 pessoas no Zoom, o hall da fama da liderança de pensamento moderna da NBA. Superstars, como Chris Paul e Russ Westbrook. Veteranos, como Carmelo Anthony, Andre Iguodala e Mike Conley Jr. Os futuros superstars, como Joel Embiid, Donovan Mitchell e Malcolm Brogdon. E vários jogadores do Brooklyn Nets, incluindo Kevin Durant. Sem LeBron. O host era um usuário chamado Ky Birving.

John Carlos deixou aos jogadores de basquete um conselho semelhante ao que ele disse a Colin Kaepernick quando os dois pioneiros de gerações se conheceram: “Você pulou na piscina do humanitarismo, e isso não está no momento - está no -movimento."

Os comentários iniciais de Kyrie, na frente de um laptop na casa de um amigo em North Jersey, foram menos incoerentes do que o normal. Se todos na chamada queriam justiça, ele perguntou, como os jogadores poderiam se unir melhor para estarem presentes, para o movimento e suas comunidades negras? Seu status na bolha, era claro, seria uma ausência. Ele permaneceu cético em relação aos tipos de especialistas médicos da NBA responsáveis pela resposta ao coronavírus da liga. Mas Kyrie acreditava que os jogadores negros precisavam valorizar a saúde e a segurança para articular totalmente que suas vidas importavam. Os casos de COVID-19 na Flórida estavam aumentando, e os artistas da Disney World eram trabalhadores não essenciais em uma pandemia. Eles poderiam ser revolucionários em vez disso.

Chris Paul, como presidente do sindicato, alertou os jogadores para não serem muito específicos sobre os novos planos de negociação da ligação, porque ele sabia que tais detalhes vazariam para a imprensa. Mas ele e Roberts já estavam trabalhando para garantir os compromissos financeiros de propriedade para a justiça social e direitos de voto, enquanto recuperavam dois bilhões de dólares em receita de jogadores perdidos com o vírus.

Se esta coalizão estava se reunindo para um boicote ou uma greve, Carmelo perguntou: “O que defendemos?” Em vez disso, as estrelas da NBA marchariam em suas cidades? Luta por reformas nas legislaturas estaduais?

"Unidade", Kyrie continuava dizendo.

Garrett Temple descobriu que toda a oposição de Kyrie foi precipitada e relativamente desnecessária. Ele lembrou aos jogadores na teleconferência que o mundo estava paralisado. O beisebol estava parando, o Dallas Cowboys estava com testes positivos e os atletas universitários estavam trazendo coronavírus para o campus. A bolha ofereceria tempo para discutir mais demandas, enquanto os jogadores poderiam despejar seus contracheques de volta em suas comunidades e dar um exemplo de como era a riqueza geracional negra. Quando os jogos começassem, disse Garrett, as pessoas teriam que assistir ao basquete e ouvir sua mensagem; a NBA seria a única coisa acontecendo.

Depois que KD deixou o Warriors, Andre Iguodala flexionou seu poder de jogador ao segurar à temporada por quatro meses, até que Miami emergisse como um candidato ao título para que ele pudesse refinar sua troca para o Heat, e ele atuou no comitê executivo do sindicato com Chris, Garrett e Kyrie. Em 2014, Andre preparou o Warriors para entrar em greve durante a série de playoffs com o Clippers, um ato de união para ajudar a protestar contra o vil fanático Donald Sterling. Ele encorajou Chris e o Clips a boicotar com uma postura firme: “Cara, não apareça. Isso é poderoso, certo? " Era um verdadeiro dever de um companheiro de equipe, no entanto, fazer o que era do melhor interesse do grupo, e as prioridades internas da NBA em 2020 continuaram sendo lucrativas. “Nem sempre posso ser tão militante”, disse-me Andre. “Mas, ao mesmo tempo, posso passar lentamente essa informação para os caras e dizer:‘ OK, quando estivermos realmente prontos, é assim que faremos ’.

Spencer concordou com a ligação de Kyrie: Se uma massa de jogadores optou por não retornar nesta temporada, os proprietários poderiam fazer uma retaliação contra eles, logo após a bolha. A propriedade poderia até mesmo reter os tão esperados contracheques de seus trabalhos na Disney World como uma alavanca para cancelar a próxima temporada, se não duas temporadas, exigindo que os jogadores desistissem de sua divisão cinquenta por cento das receitas da NBA. Um total de US$ 1,2 bilhão em salários de jogadores estava em risco.

“Estou disposto a desistir de tudo o que tenho”, disse Kyrie. Se uma coalizão de jogadores tivesse que compensar aqueles que queriam sair da bolha, ele imaginou, os maiores ganhadores poderiam cobrir os pequenos.

"Eu não acreditei nele", Garrett me disse. “É fácil dizer que quando você fez o que fez e recebeu o dinheiro da Nike. Se você está entrando na liga e ainda não ganhou um centavo, então seria uma história totalmente diferente - e você teve outros caras grandes aleatoriamente começando a falar sobre justiça social, e parece conveniente porque eles têm dezenas de milhões de dólares no banco. ”Mesmo que Kyrie pudesse apoiar os jogadores com salário que queriam trabalhar na justiça social, novatos e grinders como Justin Anderson ainda estavam trabalhando para ganhar uma vaga na liga quando seu local de trabalho reabriu mais cedo. Eles mereciam a opção de se unirem ao protesto e jogar. No final das idas e vindas, Garrett disse: “não havia nenhum plano novo, porque a maioria dos caras que não queria jogar não tinha um plano. Eles apenas disseram: ‘Vamos ficar de fora e algo vai acontecer’ ”.

Kyrie e Avery Bradley permaneceram desapontados, embora não surpresos, pelo fracasso de suas tentativas.

Kyrie ficou chocado ao saber mais sobre a diferença salarial na WNBA, onde o salário máximo era de $ 215.000 e os jogadores muitas vezes tinham que trabalhar uma temporada dupla jogando no exterior, e ele estava disposto a apostar por eles também. “Precisamos proteger nossas rainhas”, disse Kyrie.

“Foi como uma chamada dos Panteras Negras, da melhor maneira”, Natasha Cloud me disse mais tarde, “porque estávamos fortalecendo uns aos outros como reis e rainhas. Como NBA e WNBA, estamos separados há muito tempo. Estamos completamente separados. Eles não queriam que nos comunicássemos. ”

A ligação pode ter tido uma comunicação um pouco exagerada, porque a revolução foi tuitada por repórteres em minutos, vomitada de volta para os torcedores que consideravam Kyrie uma vilão para sempre. Alguns jogadores acusaram a ESPN de preconceito por querer que os esportes voltassem à TV para seus resultados financeiros e, portanto, por rotular Kyrie como o Disruptor.

Fechando o laptop na casa de seu amigo, Kyrie comeu um sanduíche e deu uma risada familiar e farta do Twitter. Um radical no topo estava no caminho certo, ele acreditava, quando o sistema estava tentando tão arduamente sabotar suas melhores intenções. “Não vai acontecer com Kyrie, mas é semelhante ao que aconteceu com Kap com essa narrativa”, disse Andre. “É quase como se eles estivessem se infiltrando em nosso sistema - como o que aconteceu com o Partido dos Panteras Negras”.

Kyrie e Avery Bradley permaneceram desapontados, embora não surpresos, pelo fracasso de suas tentativas. Eles não convenceram exatamente ninguém novo naquela noite a se juntar ao boicote em massa, e eles sentiram que sua lista de demandas - por franquias para contratar mais diversamente em escritórios e equipes técnicas, fazer parceria com vendedores de arena de propriedade de negros e empresas locais, para doar muito mais dinheiro - praticamente não foi conhecida na época.

John Carlos disse aos jogadores da coalizão que esperassem que a mídia e os torcedores levassem décadas para perceber que estavam certos, mas os rebeldes nunca responderam ao sábio. “Estou um pouco envergonhado de como lidamos com toda a situação”, disse Avery, “porque não sinto que fizemos o que ele queria que fizéssemos. A oportunidade de tirarmos vantagem dessa situação estava lá, e nós a perdemos - não sabíamos quem estava junto. E eu sei que todos estão pressionando por mudanças, mas a NBA teve uma grande oportunidade, porque todos os outros seguiriam o exemplo - todos os outros esportes - se fizéssemos a jogada certa ”.

Dwight Howard ligou para Craig Hodges, o lutador da liberdade derrotado pelos Bulls e pela NBA depois de ter jogado com Michael Jordan 30 anos antes, e confessou ao mais velho que se sentia solitário e confuso ao assumir o manto do ativismo esportivo. Craig disse a ele para ganhar um campeonato com o Lakers e depois voltar para sua comunidade de Atlanta na offseason.

“Nesta geração, você não precisa boicotar”, disse Craig. “Você pode ter sua mídia social para exercer forte pressão, e ainda pode jogar. “Mas qual é o jogo?” Perguntou Craig. “Nosso objetivo tem que ser definido por nós que temos feito parte da comunidade oprimida, mas agora é hora de corrigi-lo a ponto de encontrar soluções. A única coisa que essa estrutura de poder branco percebe e considera é alguém puxando seu rabo economicamente. A escravidão era economia. Descer para a bolha é economia. Abrir a economia é economia. O resultado final é o verde ... e toda essa estrutura não quer olhar para o poder que está por trás de seu poder. A estrutura de poder da NBA é composta por atletas negros, mas eles não querem dar equidade a esses atletas negros. Quando você desce para a bolha para jogar, os negros ainda estão sendo assassinados, hoje, quando você está abrindo sua temporada. Então, o que realmente mudou? ”

Giannis Antetokounmpo responde com classe provocação de Trae Young

Quando Kawhi Leonard vai voltar a jogar pelo Clippers?

Mais tarde, na noite da ligação de Kyrie, no estacionamento de um Wendy's em Atlanta, Rayshard Brooks adormeceu em seu carro e acordou com policiais o interrogando. Depois que eles tentaram prendê-lo, ele agarrou o taser de um oficial e correu, e foi baleado por um deles duas vezes nas costas. Brooks tinha 27 anos.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!