Espalhe por Whatsapp

Aos 101 anos de idade, morreu em Minneapolis John Kundla, ex-técnico do Lakers

24 de Julho | Ricardo Romanelli

Aos 101 anos de idade, morreu em Minneapolis John Kundla, ex-técnico do Lakers

Ele treinou o time entre 1947 e 1959, e foi o primeiro técnico da história do Lakers, quando a franquia ainda estava em Minneapolis.

Durante o período, foi responsável por liderar o time a 4 títulos da NBA e 1 título da BAA (Basketball Association of America), liga que se fundiu com a National Basketball League e deu origem a NBA. Os títulos conquistados nesta liga são reconhecidos pela NBA atual. Com 3 títulos seguidos entre entre 1952 e 1954, o Lakers de Kundla foi a primeira equipe a se tornar tricampeã da NBA em anos seguidos.

Foi técnico de George Mikan, o primeiro superstar da história da NBA, enquanto que Kundla pode ser considerado o primeiro supertécnico da história da liga. Quando Bob Short comprou o Lakers, em 1959, a franquia decidiu mudar para Los Angeles em 1960. Nesta oportunidade, Kundla optou por permanecer em Minneapolis, cidade onde havia estudado e trabalhado desde o High School, e não acompanhou o time. Ele então se tornou técnico da Universidade de Minnesota, onde havia estudado anos antes. Em 1968, se aposentou da carreira de treinador.

Em 1995, entrou para o Hall da Fama do Basquete, e em 1996 eleito um dos 10 maiores técnicos da história NBA. Em 2002, quando o Lakers foi mais uma vez campeão da NBA, a franquia resolveu homenagear ele e outros jogadores ainda vivos do Minneapolis Lakers com um anel de campeão.

Com seus 5 títulos, apenas Phil Jackson e Red Auerbach possuem mais conquistas, com Gregg Popovich e Pat Riley empatados com Kundla como terceiro lugar. Ao lado de Auerbach e Jackson, ele compõe ainda o grupo dos três únicos treinadores a vencerem mais do que dois títulos consecutivos na história da liga.

Seus contemporâneos o descreviam como um treinador humilde e discreto, que gostava que a vitória fosse maior do que as personalidades envolvidas, especialmente a dele.

Aos 101 anos, ele era o membro de Hall da Fama mais velho ainda vivo nos 4 grandes esportes americanos.

Image title

Image title

Curta a Hoop78 no Facebook

Siga: Acompanhe o Hoop78 nas Redes Sociais:
facebook
twitter
instagram