Espalhe por Whatsapp

Confira como foi o Social Basketball Camp em Curitiba

28 de Novembro

Nos dias 23 e 24 de novembro, aconteceu em Curitiba o Social Basketball Camp, evento beneficente de aperfeiçoamento de jovens atletas. Os treinos contaram com a participação de nomes de peso como Mike Dunn, técnico dos EUA especialista em arremessos, que veio ao Brasil exclusivamente para o evento, Rafael "Babby" Araújo, ex-atleta da NBA com passagens por Toronto Raptors e Utah Jazz, e Adair Rocha, destacado treinador do basquete curitibano.

Image title

O camp foi ministrado para 60 atletas de 12 a 16 anos de idade, que se revezaram entre sessões com cada treinador. O foco principal foram os treinos com Mike Dunn, que demonstrou toda sua expertise em exercícios para os atletas e também ao responder perguntas de outros técnicos que acompanharam o evento.

Dunn, que veio ao Brasil com sua esposa, disse que adorou o país e se impressionou com a receptividade dos alunos e organizadores para absorver o conteúdo que ele queria passar, e destacou que esta vontade de aprender é algo que todo professor deseja. Ele, que jogou basquete na Phildelphia University, teve como mentor Herb Magee, técnico que faz parte do Hall da Fama do basquete e era um especialista em arremessos.

Image title

Após a universidade, Dunn foi técnico de basquete colegial nos EUA durante três anos antes de se especializar em arremessos, se tornando uma autoridade no assunto. Ele, que ministra camps similares todas as semanas, elogiou a organização e a estrutura do evento, destacando que estavam no mesmo nível de camps nos EUA. Em entrevista ao Hoop78, ele contou qual julga ser o segredo de uma boa técnica de arremessos:

"Cada atleta deve encontrar uma rotina que seja repetível. Se ele encontrar uma boa forma de arremesso que consiga repetir dentro do jogo, será um bom arremessador." - Mike Dunn.

Torneio de arremessos e habilidades

Image title

O evento contou ainda com torneios de arremessos e habilidades dos quais os atletas participaram, separados em categorias de 12 a 13 anos e 14 a 16 anos de idade, sendo campeões os seguintes jogadores:

Arremesos

12 a 13 anos: 1º - Fryszer, 2º - Gabriel, 3º Conrado.

14 a 16 anos: 1º - Rocker , 2º - Dimitri, 3º - Felix.

Habilidades

12 a 13 anos: 1º - Conrado, 2º - Guilherme, 3º Fryszer.

14 a 16 anos: 1º - Correa, 2º - João Pedro, 3º - Arthur Mendes.

Image title

Caráter Beneficente

Toda a renda do evento foi revertida para Associação de Basquete para Cadeirantes Viver Mais, para que os atletas pudessem reparar e adquirir equipamentos para a prática da modalidade. O treinador Adair Rocha, que foi um dos ministrantes dos treinos, é o técnico do time, que fez uma partida de exibição no encerramento do evento. Neste jogo, os atletas de 12 a 16 anos foram convidados a participar das partidas com cadeiras de rodas, para poderem experimentar como é a vida de um atleta desta modalidade.

Cristian Pedroso, diretor da Associação de Basquetebol São Braz/Basquete Curitiba, classificou o evento como um grande sucesso, que superou todas as expectativas. Segundo ele, o evento teve 92% de aprovação após pesquisa realizada com os participantes, o que deixa a associação mais animada para seus grandes objetivos para o futuro:

"Nossa intenção é fazer disso uma tradição e fortalecer o basquete de Curitiba, melhorando a condição do esporte na cidade e no Estado, aproximando isso das escolas e da federações, para que, após um longo caminho, possamos ter uma equipe profissional em Curitiba." - Cristian Pedroso.

O diretor destacou ainda quão impactante foi poder incluir uma vertente social neste evento, colaborando para melhor inclusão dos cadeirantes e compreensão dos jovens atletas sobre a realidade que eles enfrentam:

"Foi emocionante ver a apresentação e também por poder contribuir para esta nobre causa que resgata, acolhe e devolve a autoestima dos participantes." - Cristian Pedroso.

Image title

Por fim, Pedroso agradeceu a todos que ajudaram a tornar o evento possível:

"Queremos agradecer o apoio fantástico dado pela Escola Internacional de Curitiba, que cedeu a infraestrutura para o evento, assim como todos os demais patrocinadores, pois sem eles nada disso teria sido realizado: Paraná Equipamentos, Hero 99, Ford Center, IB technoloy, Banco Alfa, Unimed-PR, UP Centro Integrado e Escolinha Babby. " - Cristian Pedroso

Image title

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!