Espalhe por Whatsapp

Ralph Walker: o homem que melhor marca Stephen Curry

05 de Maio

Se você pensa que é fácil marcar um jogador como Steph Curry, está muito enganado. Aquela aparência de bom menino, tranquilo, esconde um jogador com um espírito competitivo tremendo. Mas, você já pensou como é perseguir Steph Curry além de somente no dia do jogo? Tarefa impossível? Este trabalho é de Ralph Walker, chefe de segurança do Golden State Warriors.

Você o verá em praticamente todo lugar que estiver Steph. Quando Curry, por exemplo, vai sair do vestiário para fazer um aquecimento, Walker o acompanha, mesmo com 64 anos de idade. Sua boa forma física ajuda, claro, pois além de ter sido policial em Oakland, ele também foi jogador de basquete e foi selecionado pelo Phoenix Suns no Draft em 1976, porém, nunca chegou a atuar na Liga.

Image title

Steph Curry tem um apreço especial por Walker, tanto que, quando venceu o prêmio de MVP, fez questão em seu discurso de citar o trabalho de Walker, foi a primeira vez que um MVP fez algo do gênero. “Outros seguranças me disseram que isso nos colocou em evidência. Que eles gostariam que seus caras fizessem isto também”, disse Ralph.

Confira o momento no vídeo a seguir:

O gerente geral Bob Myers descreve Ralph como “impossível de não gostar”. Para Myers, Walker é uma daquelas pessoas que são cativantes para todos.

Se você não gostar de Ralph, acho que você tem sérios problemas. Ele é alguém que você sempre quer por perto. Ele é grande parte do que nos torna um lugar especial. Você sabe, Steph valoriza ele mais do que eu. @Bob Myers

E o evento que aproximou Walker do time do Warriors na verdade foi uma situação tensa. Era o ano de 1997, dia 1º de dezembro, quando Ralph, então policial, foi chamado para atender uma ocorrência na Oakland Marriott nº 1001, Broadway, endereço onde treinava o time do Golden State. O motivo da ocorrência? Latrell Spreewell, um dos astros do Warriors na época, tentou esganar o treinador P.J. Carlesimo. Para prevenir o pior, Walker e outro oficial ficaram de guarda no endereço protegendo o treinador caso Latrell retornasse ao local, pois estava descontrolado ao sair após a tentativa de estrangulá-lo. Spreewell, entretanto, nunca retornou e teve seu contrato rescindido pelo Golden State.

Image title

Foi o primeiro contato de Walker com a franquia do Golden State, que acabou contratando ele em 2011. Desde então, Ralph é responsável por toda a segurança da equipe, em especial, de Steph Curry. Ninguém melhor que Walker para descrever como é o dia a dia com a estrela do Golden State. “Ele é um cara calmo, um jovem brilhante”, disse. Antes do crescimento da fama de Steph, o trabalho de Walker era um pouco mais fácil. Agora, a situação é totalmente diferente e Ralph precisa estar colado em Curry o tempo todo. “Eu quero que ele tenha a sua liberdade e privacidade. Mas, ele realmente não consegue ir a quase nenhum lugar”, disse Walker.

Quando o Golden State foi à Los Angeles para enfrentar o Lakers, após o jantar da equipe, Curry decidiu que gostaria de ir assistir no cinema o filme Deadpool, à meia noite. Tarde? Não para Walker. Ele acompanhou Steph, seus amigos e família até a sessão que começava às 00:30 e voltou ao hotel às 3 da manhã. Geralmente, como Walker tem experiência e Curry é muito tranquilo, quase não há situações muito tensas, mas tudo pode mudar a qualquer momento.

Image title

Ralph disse que existem ameaças que são feitas online para Steph.

Já tiveram algumas ameaças contra ele, pessoas dizendo que se Steph fizesse outra cesta de três pontos, que iriam mata-lo. A NBA tem uma vigilância cibernética nas redes e pegam este tipo de coisa todo tempo. As pessoas mandam tweet’s falando que irão entrar na quadra e bater em Curry. @Ralph Walker

Walker, entretanto, reconhece que estas ameaças por enquanto tem ficado na internet, que nunca teve que lidar com uma situação na realidade.

Image title

Os jogos fora de casa são os que mais preocupam, tanto que são contratados seguranças adicionais para ficarem nos andares dos hotéis onde ficam hospedados os jogadores do Warriors. E Walker faz questão de se certificar que ele esteja sabendo de tudo. Ele troca cartões com os funcionários dos hotéis com seu contato. “Se tiver algum problema com meus jogadores, em algum dos nossos quartos, me procure primeiro”, diz Ralph aos funcionários. “Deixe-me cuidar da situação antes que você decida chamar qualquer outra força da lei para tentar lidar com a questão”.

Checar a segurança dos locais, acompanhar Curry em suas rotinas, são várias atividades que Ralph Walker executa sem que a gente perceba, afinal, enquanto estamos de olho em Steph Curry e o Golden State Warriors, Walker também está, mas com outro tipo de atenção, afinal, a segurança é parte essencial do espetáculo.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!