Espalhe por Whatsapp

Kawhi Leonard é um dos produtores de documentário sobre o primeiro jogador negro na NBA

Renato Campos
Renato Campos
09 de Abril

Tinha pipoca, obviamente e também algumas bebidas. Familiares e amigos do quieto Kawhi Leonard estavam juntos para assistir a um filme em uma sala privada em um raro momento de folga do jogador durante o All-Star Weekend em Nova Orleans, fevereiro passado. Leonard reuniu estas pessoas para assistir a um documentário em que foi co-produtor: The First to do It, sobre o primeiro jogador negro da história da NBA, Earl Lloyd.

Lloyd tinha 22 anos quando se tornou o primeiro afro-americano a jogar de basquete pela NBA. Ele foi o responsável por abrir as portas para toda uma raça dentro e fora das quadras. Ele era adorado pelos torcedores quando estava em quadra, mas era tratado de forma diferente quando estava fora dela simplesmente por não ter o mesmo tom de pele de alguns. Eu aprendi com suas experiências e carrego este aprendizado todos os dias de minha vida. @KawhiLeonard

The First to do it é baseado na história de vida e de carreira de Lloyd, que faleceu em fevereiro de 2015 e foi induzido ao Memorial Naismith do Hall da Fama do Basquete em 2003. Lloyd, ao lado de Jim Tucker, também foi o primeiro negro a ser campeão da liga com o extinto Syracuse Nationals em 1955 e se tornou o primeiro assistente e terceiro técnico negro da história.

O filme foi dirigido por Coodie Simmons e Chike Ozah e tem data para estreia marcada para a próxima temporada 2017-18 da NBA. Em seu primeiro projeto cinematográfico, Leonard teve ao seu lado uma trinca de respeito: Tony Parker, Carmelo Anthony e o ex-jogador Michael Finley como produtores executivos. Leonard descreve a história de Lloyd "não surpreendente" se considerarmos a história americana em relação aos seus decendentes africanos.

Image title

Há dois ou três anos me veio a curiosidade em saber quem havia sido o primeiro jogador negro da liga. Eu procurei na internet e não foi difícil encontrar Earl Lloyd. Na época eu não queria ler sobre a sua história, apenas saber quem era. Dois anos depois, ouvi que tinham pessoas interessadas em fazer um documentário sobre ele. Sua história acabou sendo extremamente informativa e me fez apaixonar ainda mais pelo meu trabalho. @KawhiLeonard

O produtor Arka Sengupta disse que Leonard foi contactado primeiramente através do seu agente Mitch Frankel. Após Leonard demonstrar interesse, Sengupta se encontrou com o jogador para propor como ele poderia ser envolvido no projeto. Com apenas cinco minutos de conversa, Sengupta disse que o MVP das finais de 2014 aceitou a proposta de ser diretor executivo.

Sengupta ainda disse que o papel de Leonard como produtor se tornou gigantesco quando ele conectou pessoas fora do basquete no documentário. Leonard é um dos entrevistados no filme e ainda passou um bom tempo conversando com o filho de Lloyd, o Kevin, para saber mais sobre a história do pioneiro.

Leonard conversou com o filho de Lloyd e fez questão de levar seus familiares para assistir. Ele queria que aprendessem sobre a história de uma raça. Leonard se mostrou muito engajado no projeto e animado com o resultado. Sempre questionando e dando sugestões. @ArkaSengupta

O jogador do Spurs sempre foi bastante quieto, mas fala muito alto quando está dentro de quadra com o seu basquete. Leonard é primo do free-agent da NFL Stevie Johnson, tem uma irmã mais jovem e dirige um Chevy Tahoe 1997. Enquanto Leonard procura manter sua vida particular fora das manchetes, ele tem feito de tudo para divulgar o filme.

Image title

Image title

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!