Espalhe por Whatsapp

NBA: LeBron James detona ex-técnico do Lakers

10 de Outubro

O episódio de estreia do documentário da Netflix "Starting 5" — que acompanhou LeBron James e outros quatro jogadores All-Star ao longo da temporada 2023-24 da NBA — foi lançado no serviço de streaming em 9 de outubro.

Em uma das cenas, James aparece em um ataque de fúria, criticando o então técnico do Lakers, Darvin Ham, e sua equipe técnica por mantê-lo com restrição de minutos.

"Eu sei que vocês me colocaram com essa porcentagem de tempo de velho e [palavrão] — jogar oito minutos [por quarto] e [palavrão],” James disse a Ham e à sua equipe. “Dois arremessos em oito minutos só fazendo cardio. Eu já odeio essa [palavrão], é um lixo."

O documentário mostra James revisando a cena e admitindo que estava insatisfeito com a decisão de Ham.

A restrição de minutos — é algo com o qual eu não concordo,” disse James. “Nunca concordei com isso. Eu preparo meu corpo, física e mentalmente, para a batalha. Tive conversas, discussões e desentendimentos com treinadores, e eu entendo [a restrição como precaução], mas também me entendam. E eu me entendo. Não há ninguém que me entenda mais do que eu,” disse o maior pontuador da história.

James não é fã de gerenciamento de carga

O incidente ocorreu durante o jogo de 24 de outubro de 2023 entre o Lakers e o Nuggets, que marcou a abertura da temporada 2023-24. James jogou apenas 29 minutos, e o Lakers sofreu uma derrota por 119-107.

Após a derrota, Ham manteve-se firme de que James continuaria com a restrição de 30 minutos, pois ele queria garantir que o veterano jogasse com uma carga mais leve.

No entanto, James jogou 35 minutos no segundo jogo contra o Suns, em 26 de outubro de 2023. No fim das contas, ele teve uma média de 35,3 minutos por jogo na temporada.

James perdeu a confiança em Ham

Embora a cena pareça validar a teoria de que James e Ham não estavam na mesma página, Ramona Shelburne, da ESPN, relatou em 3 de outubro que James havia “perdido a confiança” em Ham, que foi demitido logo após a temporada 2023-24.

As pessoas que conhecem James melhor dizem que ele anseia por estrutura e responsabilidade,” escreveu Shelburne. “Ele prospera em sistemas disciplinados e altamente organizados. Ele dá o seu melhor quando todos no time entendem seu papel. Todos esses elementos eram aspectos que ele havia perdido a confiança sob o regime anterior do Lakers, segundo fontes.

Além disso, vários jogadores do Lakers, como D’Angelo Russell, fizeram críticas sutis a Ham, enquanto expressaram felicidade com a abordagem de seu sucessor, JJ Redick.

No Media Day antes da temporada 2024-25, Russell disse que o Lakers “não tinha uma estrutura defensiva” no ano anterior e sugeriu que Ham não permitiu que ele prosperasse como jogador.

Ham também fez algumas críticas a Russell pouco antes de ser demitido como técnico do Lakers. Em sua coletiva de imprensa de fim de temporada, Ham disse que certos titulares de sua equipe “estragaram tudo” em momentos da temporada 2023-24, o que foi percebido como uma indireta a Russell.

Se você está treinando um time e um de seus titulares, tipo, em 10 jogos seguidos, apenas estraga tudo, o que você vai fazer?” disse Ham, via Dave McMenamin da ESPN.

Ham foi o terceiro técnico a ser demitido desde que James se juntou ao Lakers em 2018, após as demissões de Frank Vogel em 2022 e Luke Walton em 2019.

Após sua demissão, Ham conseguiu um novo emprego como assistente técnico no Bucks.

Fique por dentro

NBA: Como uma troca de Giannis Antetokounmpo pode ajudar os Cavs

NBA: Foi tudo culpa do Luka Doncic

Como Draymond Green irritou Stephen Curry antes de jogo contra Klay Thompson

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!