Espalhe por Whatsapp

A homenagem da NBA e do Brooklyn Nets a Oscar Schmidt

14 de Fevereiro

Os amantes do basquete já conhecem a história: no Draft de 1984, Oscar Schmidt foi selecionado pelo New Jersey Nets, mas não topou jogar na NBA para não perder o direito de defender a seleção brasileira em competições internacionais. A maior vitória de Oscar viria em 1987, nos Jogos Pan-Americanos de Indianápolis. Os EUA, de David Robinson, foram para o intervalo vencendo por 14 pontos, e Oscar comandou uma virada histórica. Ele anotou 46 pontos e o Brasil venceu pelo placar de 120 a 115, em solo americano. Foi a maior conquista do basquete brasileiro.

Mesmo sem jogar na NBA, Oscar se tornou um ícone do basquete. Ele é o maior pontuador da história dos Jogos Olímpicos, além de não oficialmente ser reconhecido como o maior pontuador da história do basquete, além do jogador que teve a carreira mais longa. Em homenagem a sua contribuição para o basquete, Oscar foi eleito um dos 50 maiores jogadores de todos os tempos pela FIBA, em 1991, e entrou para o Hall da Fama do basquete em 2010.

Mas faltava algo mais. Depois de todos estes anos, Oscar finalmente vai fazer sua estréia na NBA. Claro que aos 58 anos, vai ser apenas um jogo festivo. Ele vai participar do jogo das celebridades, tradicional competição que ocorre na sexta à noite, durante o final de semana do All-Star Game (de 17 a 19 de fevereiro). Para fazer jus ao tamanho de Oscar, algumas homenagens foram organizadas. A Budweiser preparou um comercial muito bem produzido, que conseguiu traduzir a fibra e a persistência de Oscar, maiores marcas do ídolo, além de fazer uma chamada para o evento de sexta do qual ele participará:

Já o Nets, que hoje se mudou para o Brooklyn, vai fazer uma homenagem em seu ginásio, durante a partida contra o Memphis Grizzlies, nesta segunda-feira. Além disso, o time preparou uma série limitada de seu uniforme (já esgotada), contendo o nome e o número de Oscar. Apenas um símbolo do que poderia ter sido, caso ele tivesse dito “sim” em 1984:

Image title

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!