Espalhe por Whatsapp

NBA: Stephen Curry é um dos cinco melhores jogadores de todos os tempos?

Renato Campos
Renato Campos
20 de Junho

Na última semana, um debate surgiu ao redor da NBA sobre em que posição Steph Curry estaria na lista dos melhores jogadores da história da liga.

Se para os mais novos ele está entre os cinco primeiros da história, os mais velhos torcem o nariz quando escutam a afirmação.

Mesmo agora, depois de garantir um quarto anel e um troféu de MVP das finais da NBA, Steph Curry sempre parece que precisa provar ainda mais sua grandeza.

Curry chegou na NBA como a sétima escolha no draft de 2009, a mais baixa posição da loteria para qualquer jogador na lista dos melhores de todos os tempos, fora um garoto do ensino médio chamado Kobe Bryant. Pasme, ele foi selecionado depois de jogadores como Tyreke Evans, Ricky Rubio e Jonny Flynn.

Para se ter uma ideia, o Wolves selecionou dois armadores enquanto Curry ainda estava disponível para seleção. De sua classe de draft, ninguém além dele ganhou um título de NBA.

Mas sejamos justos, nem o próprio Warriors sabia o que tinha em mãos. Dentro da organização havia discussões sobre o verdadeiro valor de Curry, sua capacidade de ter sucesso e até mesmo se ele tinha condições de jogar como armador. Naquele momento, a ideia do Warriors era construir um time ao redor de Monta Ellis.

A lista daqueles que duvidaram de Curry, e o respeito atrasado que ele conquistou, é longa.

Havia a ideia de que você não poderia ganhar campeonatos arremessando bolas de três pontos até que ele chegou a liga, e então a história do jogo mudou.

Com o recente título do Warriors, vem a inevitável compreensão atrasada de quão excepcional esse jogador realmente é. Ele não se tornou de uma hora pra outra um dos melhores jogadores de todos os tempos. Ele batalhou muito por essa conquista.

E foi assim que seu técnico Steve Kerr, creditou o último título do Warriors ao seu melhor jogador:

"Sem ele, nada disso aconteceria. E isso não está tirando nada dos créditos de Joe e Peter, porque eles são proprietários incríveis, construíram uma organização incrível. Bob Myers, um baita GM. Nossos jogadores, tivemos tantos grandes jogadores.

"Mas Steph, em última análise, é o motivo desse título acontecer. Muito parecido com Timmy [Duncan] em San Antonio. Estou feliz por todos, mas estou emocionado por Steph. Para mim, este é o seu maior feito em uma carreira que já é incrível."

André Iguodala complementou:

“Acho que ele se se impôs ainda mais hoje como o melhor armador de todos os tempos”.

A afirmação de Iguodala colocaria Curry à frente de Magic, à frente do Big O, à frente de Nash e Stockton e Isiah e CP3, se não esqueci de citar outros.

Curry, como Jordan, LeBron e Kareem, ambos forjaram a grandeza e redefiniram o esporte. O lugar de Curry na história do jogo não é apenas o que ele fez. É sim, o que ele criou.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!