Espalhe por Whatsapp

A vida fora das quadras do Dr. Pau Gasol

24 de Janeiro

O pivô Pau Gasol, atualmente no San Antonio Spurs, é um dos jogadores de garrafão mais técnicos e inteligentes que passaram pela liga nas últimas décadas. Com passagens por Memphis Grizzlies, Chicago Bulls e Los Angeles Lakers, onde ganhou dois títulos, é um jogador vencedor e bastante aplaudido. Mas você sabia que a vida dele fora de quadra é uma das mais interessantes da NBA?

O atleta é espanhol, filho de uma médica e de um chefe de enfermeiros. Isso fez com que quando criança ele tivesse interesse em seguir carreira na área de saúde. Em 1991 Magic Johnson anunciou ao mundo que era HIV Positivo e Gasol, que tinha 11 anos, decidiu que quando adulto estudaria para achar uma cura para a AIDS. Ele chegou a iniciar os estudos de Medicina na Universidade de Barcelona, mas foi obrigado a desistir quando sua carreira no basquete já estava a pleno vapor, com o F.C Barcelona.

Apesar disso, ele continuou muito interessado na área da saúde. Durante seu período com o Los Angeles Lakers, o time regularmente visitava hospitais infantis na cidade para interagir com as crianças. Gasol se tornou amigo dos cirurgiões do hospital, que o tratavam como igual e discutiam situações médicas com ele. Em 2010, ele chegou a participar de uma cirurgia na coluna de uma menina de 13 anos junto com a equipe do Dr. David Skaggs, no Children’s Hospital Los Angeles.

Image title

O pivô é um autodidata e aprendeu por conta própria a falar italiano e francês, além de falar espanhol e catalão como línguas nativas e o inglês por ter estudado quando criança. Quando estava no Lakers, ele e o astro Kobe Bryant costumavam falar em italiano dentro de quadra para confundir os adversários. Bryant sabia o idioma por ter morado na Itália quando criança, acompanhando seu pai, que jogava basquete no país.

O espanhol também é freqüentador assíduo de óperas, e gosta de tocar obras de compositores clássicos em seu teclado. Também é amigo do tenor espanhol Plácido Domingo, e freqüentemente o visita no camarim quando vai a um show do amigo. É ainda leitor freqüente de romances históricos.

Ele tem mais dois irmãos que jogam basquete. Marc, 5 anos mais novo, é pivô do Memphis Grizzlies e um dos melhores da posição. Curiosamente, Marc foi selecionado pelo Los Angeles Lakers no Draft de 2007, e os direitos sobre sua escolha foram transferidos ao Grizzlies na troca que levou Pau ao Lakers. O irmão mais novo deles, Adrià, tem 23 anos e chegou a jogar basquete na UCLA, mas a carreira não progrediu. Ele também começou a estudar Medicina e parou. Hoje ele está estudando para se tornar analista de investimentos em empresas que busquem financiar projetos éticos e sustentáveis. Para isso, planeja fazer mestrado na London School of Economics, mas por enquanto continua jogando basquete profissionalmente na Espanha. Ele mesmo respondeu todos estes questionamentos a um membro do fórum Reddit, quando um post perguntava “o que aconteceu com o terceiro Gasol”. Adrià possui conta no site com o nick “Airdria”.

E aí? O que achou da vida de Pau Gasol fora das quadras? Bem diferente do que se espera de um jogador da NBA, não é mesmo?

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!