Klay Thompson, um dos maiores arremessadores da NBA, movimentou o mercado nessa offseason ao trocar o Golden State Warriors pelo Dallas Mavericks, sacudindo a liga.
Depois de 13 temporadas sendo um pilar da dinastia dos Warriors, o veterano de 34 anos entrou na free agency. Isso resultou em uma complicada troca envolvendo seis times: Mavericks, 76ers, Hornets, Nuggets e Timberwolves.
Apesar da forte conexão da sua família com os Lakers — onde seu pai teria sugerido que ele voltasse ao time favorito da sua infância —, Klay Thompson escolheu Dallas em vez de Los Angeles.
Klay Thompson já treinando com os Mavericks
Em um vídeo recente das redes sociais do Dallas Mavericks, Klay aparece treinando arremessos e trabalhando em seus dribles, algo que com certeza vai levantar os torcedores do Mavericks.
Nos últimos anos, Thompson enfrentou grandes desafios, com lesões consecutivas no ACL e no tendão de Aquiles que o deixaram fora de quadra entre 2019 e 2022. Mesmo tendo ajudado a conquistar um título logo após o retorno dessas lesões sérias, ficou evidente que ele não estava mais no seu auge, o que coincidiu com as dificuldades dos Warriors em manter o nível de desempenho esperado.
Embora não esteja mais no seu melhor, o cinco vezes All-Star ainda teve uma temporada sólida, com médias de 17.9 pontos, 3.3 rebotes e 2.3 assistências por jogo, acertando 43.2% dos arremessos de quadra e 38.7% de três pontos em 77 jogos.
Esses números ainda são impressionantes para um jogador de apoio e mais do que aceitáveis para uma terceira opção. No entanto, Klay ainda se via como co-estrela de Stephen Curry, o que tornou difícil aceitar seu papel menor após perder a posição de titular.
Em vez de continuar carregando as frustrações pelos Warriors, Thompson optou por um novo começo com os Mavericks, onde ele será a terceira opção clara atrás do líder de pontuação da temporada passada, Luka Doncic, e do imprevisível Kyrie Irving.
Mudança de ares com Dallas
Na sua primeira coletiva de imprensa como jogador dos Mavericks, Klay deixou claro que a vontade de mudar de ares foi o que motivou sua decisão, fazendo-o se sentir reenergizado e pronto para uma nova fase.
“Senti que mudar seria a melhor forma de me reenergizar e fazer algo especial para o restante da minha carreira. E Dallas foi muito atraente por conta dos jovens jogadores que têm, o estilo de jogo, o tratamento de classe mundial que os jogadores recebem dessa organização e, claro, uma cidade incrível que ama basquete”, disse o novo jogador dos Mavericks.
A empolgação é visível nos atuais campeões da Conferência Oeste neste verão, com Thompson se unindo a Luka Doncic e Kyrie Irving.
Os Mavericks podem enfrentar alguns desafios defensivos com um quinteto titular que inclui Doncic, Irving e Thompson. Doncic vai precisar melhorar seu esforço defensivo contra alas de força, usando seu corpo de 2,01 m para se tornar uma presença mais dominante, em vez de confiar apenas nas suas habilidades no perímetro.
Embora Kyrie e Klay não sejam sempre defensores consistentes, eles precisarão elevar o nível para equilibrar a estratégia defensiva do time.
Escolhido na 11ª posição do Draft da NBA de 2011, vindo da Washington State, Thompson dedicou todas as 13 temporadas da sua carreira ao Golden State Warriors. Em 793 jogos, ele teve médias de 19.6 pontos, 3.5 rebotes e 2.3 assistências, acertando 45.3% dos arremessos de quadra e 41.3% das bolas de três.
Klay é quatro vezes campeão da NBA e também disputou 158 jogos de playoff.
Fique por dentro
NBA: Kyrie Irving revela e elogia uma das maiores armas do Boston Celtics
NBA: Anthony Davis desdenha de abordagem de JJ Redick no Lakers
Jogos da NBA ao vivo: Calendário de transmissões da temporada 2024-25 no Brasil