Depois da primeira edição do NBA Awards, muita gente ficou impressionada com a eleição de Malcom Brogdon como melhor novato do ano. Afinal, quem é o armador do Milwaukee Bucks que supreendeu a NBA nesta temporada?
Brogdon tem 24 anos e nasceu em Atlanta, Georgia. Seu pai é advogado, enquanto sua mãe é psicóloga. Tem dois irmãos que seguiram o caminho do pai: um é advogado e o outro está na faculdade de Direito. Malcolm foi o único a seguir a carreira esportiva.
Foi selecionado pelo Bucks na 36ª escolha do Draft de 2016, ou seja, 6ª escolha do segundo round. Isso fez dele o primeiro jogador a ser escolhido no segundo round do Draft que foi eleito Calouro do Ano. Uma marca histórica.
O armador jogou todos os 4 anos de basquete universitário, pela Universidade de Virginia. Desde os tempos de faculdade, sempre foi um jogador muito consciente e que erra muito pouco em quadra, e essa foi a marca de sua primeira temporada com o Bucks. Apesar de apenas 24 anos e em sua temporada de estréia, Brogdon foi um jogador importante na campanha que levou o Bucks aos playoffs, ganhando a titularidade e a confiança do técnico Jason Kidd no decorrer do campeonato.
Os números não impressionam. Com médias de 10,2 pontos e 4,2 assistências em sua primeira campanha, é seguro dizer que o grande destaque de Brogdon está na maneira como se porta em quadra. É um jogador inteligente, que toma poucas decisões erradas e é extremamente aplicado nos dois lados da quadra.
Joel Embiid foi o grande destaque, até mesmo no sentido midiático, desta classe de calouros. No entanto, após perder duas temporadas inteiras antes de sua estréia na liga, o pivô camaronês fez apenas 31 jogos nesta campanha e seria uma injustiça até mesmo com o talento dele concedê-lo este prêmio. Por mais que não existe na regra um mínimo de jogos para receber a honraria, é uma questão de bom senso.
Brogdon não tem nada com isso. Fez uma campanha de veterano já em sua estréia e agora, com o prêmio de Calouro do Ano sendo o primeiro jogador de segundo round a conquistar a distinção, ele marca seu nome na história.
Fique por dentro
5 dicas para se preparar para o os playoffs da NBA 2023
O ranking das melhores franquias da NBA nos últimos 5 anos
Prevendo a escalação titular e o melhor reserva de cada time da NBA para a temporada 2022-23