O pivô do Hall da Fama Dikembe Mutombo morreu de câncer no cérebro aos 58 anos nesta segunda-feira.
"Dikembe Mutombo era simplesmente maior que a vida", disse o comissário da NBA, Adam Silver, em um comunicado. "Dentro de quadra, ele foi um dos maiores bloqueadores de arremessos e defensores da história da NBA. Fora de quadra, ele dedicou seu coração e alma para ajudar os outros."
Mutombo tratava o tumor desde 2022, na cidade de Atlanta. Sua família pediu privacidade durante o “momento delicado” pelo qual o ex-jogador passava.
Mutombo foi um dos melhores defensores da NBA
Mutombo passou 18 temporadas na NBA, jogando pelos Denver Nuggets, Atlanta Hawks, Philadelphia 76ers, New Jersey Nets, New York Knicks e Houston Rockets. Ele foi oito vezes All-Star e quatro vezes eleito o Jogador Defensivo do Ano.
Os Nuggets selecionaram Mutombo na quarta posição geral no draft da NBA de 1991, e ele rapidamente se estabeleceu como um defensor de elite no garrafão. Em sua temporada de estreia, ele teve uma média de três tocos por jogo e, em seu terceiro ano, já liderava a liga nesse quesito. Em sua quarta temporada, ele conquistou seu primeiro prêmio de Jogador Defensivo do Ano (DPOY).
A temporada de 1993-94 também viu o pivô desempenhar um papel crucial em uma das maiores zebras dos playoffs da NBA até aquele momento. O Denver se tornou o primeiro time classificado em 8º lugar a avançar para a segunda fase ao vencer o Seattle SuperSonics. A imagem de Mutombo segurando a bola do jogo enquanto deitava no chão se tornou icônica na história da franquia.
Mutombo também ajudou o Philadelphia 76ers a chegar às finais da NBA em 2000-01. Ele teve médias de 13,9 pontos, 13,7 rebotes e 3,1 tocos durante a campanha nos playoffs.
Os 3.289 tocos de Mutombo em sua carreira são superados apenas pelos 3.830 de Hakeem Olajuwon. Ele construiu uma reputação tão forte em torno de sua defesa que seu famoso gesto de acenar o dedo em negativa se tornou uma marca registrada.
Mutombo dedicou sua vida após NBA a ajudar o próximo
Durante sua carreira na NBA e após se aposentar em 2009, Mutombo dedicou muito tempo a esforços humanitários em seu país natal, o Congo, e ao redor do mundo. O primeiro Embaixador Global da NBA ajudou a expandir o esporte internacionalmente, e seu legado nesse sentido é evidente no número crescente de jogadores nascidos na África, incluindo o MVP de 2022-23, Joel Embiid, que chegaram à NBA.
Para os que acompanharam a NBA nos anos 90, Mutombo era figurinha clássica nas melhores jogadas da semana distribuindo tocos contra seus adversários.
Fique por dentro
NBA: Kyrie Irving revela e elogia uma das maiores armas do Boston Celtics
NBA: Anthony Davis desdenha de abordagem de JJ Redick no Lakers
Jogos da NBA ao vivo: Calendário de transmissões da temporada 2024-25 no Brasil