Durante a temporada de 2003-04, a dinastia do Los Angeles Lakers parecia estar à beira do colapso. A tensão entre Shaquille O'Neal e Kobe Bryant havia retornado, e estava pior do que nunca. Para piorar, apesar das adições dos futuros Hall da Fama Karl Malone e Gary Payton, o restante do elenco do Lakers estava envelhecido, fraco e mal montado.
Quando parecia que o Lakers estava a caminho de conquistar seu quarto título da NBA em cinco anos, a equipe acabou derrotada nas finais pelos Detroit Pistons, em cinco jogos. Essa derrota foi o estopim que detonou a dupla O'Neal-Bryant.
O'Neal pediu para ser trocado, e o Lakers atendeu ao seu pedido. Ele acabou sendo enviado para o Miami Heat, mas o pivô revelou recentemente, em um episódio do "The Big Podcast with Shaq", que ele na verdade queria ter ido para o Dallas Mavericks.
"Pode acreditar, tentei ir para Dallas várias vezes. Eu e Mark Cuban estávamos negociando por trás dos panos, logo após eu querer sair de L.A., Mark foi a primeira pessoa que eu liguei. 'Mark, faça o que for preciso para me levar para aí', e ele respondeu: 'O Lakers não vai permitir!' e eu retruquei: '[palavrão] faça-os permitir, Mark.' Eles não fizeram, mas teria sido incrível."
Shaq acabou enfrentando os Mavs nas finais com seu Heat
Na época, o Mavericks já era um candidato frequente ao título, mas faltava algo especial para superar os obstáculos. O'Neal e o Heat derrotaram Dallas nas finais de 2006, e o time texano demorou mais cinco anos para finalmente conquistar o troféu Larry O'Brien.
É evidente que, quando uma equipe troca uma estrela, ela evita ao máximo enviá-la para outra equipe da mesma conferência. Claramente, a troca de O'Neal acabou sendo excelente para o Lakers, que ressuscitou sua dinastia e venceu tudo em 2009 e 2010, graças a Bryant e Pau Gasol. Mas fica a curiosidade de imaginar como seria uma dupla formada por O'Neal e Dirk Nowitzki em Dallas.
Fique por dentro
NBA: Kyrie Irving revela e elogia uma das maiores armas do Boston Celtics
NBA: Anthony Davis desdenha de abordagem de JJ Redick no Lakers
Jogos da NBA ao vivo: Calendário de transmissões da temporada 2024-25 no Brasil