O New York Knicks já tinha feito uma offseason de sucesso ao contratar Mikal Bridges, mas acabou de adicionar mais uma peça importante. Os Knicks mandaram Julius Randle, Donte DiVincenzo e uma escolha protegida de primeira rodada de 2025 (via Detroit) para o Minnesota Timberwolves, em troca de Karl-Anthony Towns.
Essa troca resolve vários problemas dos Knicks, como pontuação, arremessos e a falta de tamanho na posição de pivô. Com essa nova dupla formada entre Jalen Brunson e Karl-Anthony Towns, a Conferência Leste ficou muito mais disputada.
Além dos Knicks, temos o Boston Celtics, atual campeão da NBA, o Philadelphia 76ers com seu recém-formado "big three", o Milwaukee Bucks com Giannis Antetokounmpo e Damian Lillard, o Cleveland Cavaliers, o Indiana Pacers com seu estilo rápido e o Orlando Magic com seu jogo físico, sem esquecer do Miami Heat.
A Conferência Leste está cheia de grandes times, mas quais são os cinco melhores?
5. Cleveland Cavaliers
Desde que Donovan Mitchell chegou aos Cavs, o time tem sido sólido. Na primeira temporada dele, eles fecharam com 51 vitórias e 31 derrotas, terminaram em quarto lugar e caíram na primeira rodada. Na temporada passada, de novo terminaram em quarto e foram eliminados na segunda rodada pelo time que acabaria sendo o campeão da NBA.
Eles ainda têm o "big four": Mitchell, Darius Garland, Evan Mobley e Jarrett Allen. Com a saída do técnico J.B. Bickerstaff, trouxeram Kenny Atkinson para montar um esquema melhor para o time.
Quando o time estava saudável, ficava entre os 10 melhores tanto na defesa quanto no ataque. O problema foi justamente a saúde dos jogadores. Mitchell jogou apenas 55 jogos na última temporada e se machucou nos playoffs; Garland jogou 57, Mobley 50, e Allen só conseguiu participar de quatro jogos nos playoffs.
O Cleveland tem talento para competir com os melhores do Leste, mas o que falta é um jogador de nível superstar, além de um coadjuvante mais confiável.
4. Philadelphia 76ers
Os quatro primeiros times do Leste estão entre os oito melhores da NBA, e todos têm chance real de levar o título. O Philadelphia 76ers, por exemplo, teve uma offseason de sucesso, aumentando o poder de fogo do time.
Já contar com o MVP Joel Embiid é enorme, assim como o crescimento de Tyrese Maxey. E na offseason ainda trouxeram Paul George, um ala de alto nível que pontua em todos os níveis e defende bem. Ter uma terceira estrela ajuda a cobrir a falta de profundidade que prejudicou o time nos playoffs.
Normalmente, um time tão talentoso assim estaria classificado mais alto, mas o grande problema dos 76ers é a saúde dos seus principais jogadores. Embiid vive se machucando, e isso foi crucial na derrota para os Knicks. Paul George também tem sofrido com lesões nas últimas cinco temporadas e está envelhecendo. Com a falta de profundidade no elenco, qualquer ausência pesa.
A fragilidade física dos astros é o principal motivo que impede os 76ers de serem considerados favoritos ao título. Além disso, Embiid e George já tiveram momentos desastrosos nos playoffs, o que faz com que seja difícil confiar neles em jogos decisivos.
3. Milwaukee Bucks
Damian Lillard e Giannis Antetokounmpo formam uma das melhores duplas da NBA, e os Bucks têm um elenco de apoio competente. Na última temporada, o time sofreu, ficando em 19º no rating defensivo, Lillard chegou fora de forma e passaram por três técnicos diferentes.
Na defesa, o time teve dificuldades em marcar o perímetro. Para resolver isso, trouxeram Taurean Prince e Gary Trent Jr. na offseason, dois defensores sólidos que vão ajudar Lillard, e ainda têm Brook Lopez e Antetokounmpo como ótimos defensores para proteger o garrafão.
Com uma pré-temporada completa para ajustar ao esquema de Doc Rivers e Lillard chegando em forma, os Bucks devem começar a temporada com tudo. Antetokounmpo é um dos melhores da liga. Já liderou o time para um título e, com a experiência que eles têm, devem começar o campeonato muito bem.
Os Bucks têm uma leve vantagem sobre os 76ers, já que Embiid historicamente tem dificuldades contra eles. Além disso, contra o Celtics, os Bucks foram 2-2 na temporada passada, com as derrotas sendo por apenas três pontos cada. Nos playoffs, os Bucks têm 10-9 contra os Celtics desde 2018.
2. New York Knicks
Mesmo que os Knicks não tivessem feito a troca por Karl-Anthony Towns, ainda estariam em segundo lugar nesta lista. Agora que fizeram a troca, essa posição ficou ainda mais clara.
Towns resolve a falta de tamanho que surgiu com a saída de Isaiah Hartenstein e a lesão de Mitchell Robinson. Além disso, ele traz uma pontuação de elite, consegue jogar em três níveis, é bom passador para um pivô e, com Tom Thibodeau no comando, sua defesa deve melhorar.
Os Knicks vão ter ótimos defensores com Josh Hart, Mikal Bridges e OG Anunoby, e provavelmente serão um dos melhores times defensivos. O espaçamento de quadra vai permitir que Jalen Brunson infiltre com mais facilidade, e quando Robinson estiver saudável, eles podem até usar uma formação com dois pivôs contra Bucks e 76ers.
Perderam profundidade com a saída de Donte DiVincenzo, mas Leon Rose provavelmente vai fazer mais uma troca. Quando estão saudáveis, os Knicks têm defensores de perímetro para segurar os Celtics, tamanho para competir com Milwaukee e Philly, e espaço suficiente para criar boas jogadas para todos.
1. Boston Celtics
É justo que os atuais campeões da NBA sejam considerados o melhor time da conferência. Além de terem o melhor recorde na última temporada, também tiveram um dos maiores diferenciais de pontos da história.
Para esta temporada, eles mantêm todas as peças principais. O quinteto titular é todo de jogadores que já foram All-Stars ou estão nesse nível: Jrue Holiday, Derrick White, Jaylen Brown, Jayson Tatum e Kristaps Porzingis. E com Sam Hauser, Al Horford e Payton Pritchard no banco, formam um dos elencos mais profundos da liga.
Porzingis vai ficar fora pelo menos na primeira metade da temporada, o que pode impedir o time de conseguir a primeira posição no Leste. Com ou sem ele, Boston ainda é um dos melhores times da liga. Eles foram o primeiro no ataque, segundo na defesa e ainda chegaram às finais com Porzingis fora de boa parte dos playoffs.
Eles não são apenas o time a ser batido na Conferência Leste, mas por toda liga. O Boston dominou na temporada passada e vai manter todo mundo. Até alguém derrubá-los nos playoffs, eles são o melhor time do Leste.
Fique por dentro
NBA: Kyrie Irving revela e elogia uma das maiores armas do Boston Celtics
NBA: Anthony Davis desdenha de abordagem de JJ Redick no Lakers
Jogos da NBA ao vivo: Calendário de transmissões da temporada 2024-25 no Brasil