O Los Angeles Lakers preencheu sua última vaga de two-way contract antes do início do training camp. Segundo o insider Brett Siegel (ClutchPoints), a franquia assinou com o armador Nick Smith Jr., ex-Charlotte Hornets, que chega para reforçar principalmente o South Bay Lakers na G League, mas com potencial de ser aproveitado em alguns jogos da temporada regular.
Detalhes do contrato
Com a chegada de Smith, o elenco dos Lakers agora conta com 18 jogadores sob contratos padrão/Exhibit 10 e três atletas sob contratos two-way: Nick Smith Jr., Christian Koloko e Chris Mañon. Pelas regras da NBA, jogadores em two-way podem disputar no máximo 50 partidas da temporada regular e não têm elegibilidade para os playoffs, a menos que tenham seus vínculos convertidos em contratos padrão.
A tendência é que Smith passe grande parte da temporada com o South Bay Lakers, a filial da franquia na G League, salvo necessidade de cobertura em caso de lesões no elenco principal.
Trajetória recente
Nick Smith Jr. foi a 27ª escolha geral do Draft de 2023, selecionado pelo Charlotte Hornets. Após duas temporadas em Charlotte, foi dispensado nesta offseason. No último campeonato (2024-25), ele disputou 60 partidas, sendo titular em 27 delas, com média de 22 minutos por jogo. Seus números foram consistentes: 9,9 pontos, 2,1 rebotes e 2,4 assistências, com aproveitamento de 39,1% nos arremessos de quadra, 34% nas bolas de três e impressionantes 93,5% nos lances livres.
Experiência na G League
Smith já tem rodagem na liga de desenvolvimento, tendo defendido o Greensboro Swarm, afiliado dos Hornets, em 15 jogos ao longo das últimas duas temporadas. Lá, apresentou médias sólidas: 20,3 pontos, 3,4 rebotes e 3,1 assistências, além de 42,4% de acerto nos arremessos de quadra e 38,9% do perímetro. Essa experiência pode facilitar sua adaptação em South Bay e ajudá-lo a lutar por minutos em Los Angeles.
Troca de planos dos Lakers
A ideia inicial da diretoria era assinar o novato Eric Dixon com o contrato two-way. No entanto, Dixon acabou cortado no último fim de semana após não ter condições de participar da Summer League. Assim, abriu-se espaço para a chegada de Smith, um ex-escolha de primeira rodada que ainda carrega potencial de desenvolvimento e pode ser avaliado como peça útil a médio prazo.
O que esperar
A contratação de Nick Smith Jr. mostra que os Lakers seguem atentos ao mercado de jovens talentos que podem agregar em um futuro próximo. Embora ele deva passar a maior parte da temporada na G League, seu histórico como prospecto de primeira rodada e sua evolução em Charlotte são credenciais que podem lhe render oportunidades caso o time precise de profundidade no perímetro ao longo do campeonato.