Depois de 11 anos com seus uniformes sendo fornecidos pela Adidas, chegou a hora de uma grande mudança para a NBA. Com contrato assinado pelos próximos oito anos, a Nike tem a temporada 2017-18 como sua estreia e já agita bastante os torcedores em todo o mundo.
Pela primeira vez na história, as camisas poderão ser patrocinadas e o logo da fornecedora vai estampar o lado direito do peito dos jogadores. Segundo o repórter AAron Dodson, as camisas da Nike serão mais flexíveis e secam 30 por cento mais rápido que as anteriores da Adidas.
Com a curiosidade dos torcedores em como irão ficar as camisas dos seus times, diversos designers pelo mundo aproveitaram o momento para criar uma série de protótipos e espalharam pela rede. O debate tá rolando solto e opiniões diversas de todos os envolvidos fazem a espectativa aumentar.
Cada vez mais padronizadas, assim como as camisas de futebol pelo mundo, os mais nostálgicos sentem a falta da criatividade e individualidade dos uniformes antigos da liga. Quem não lembra do clássico uniforme do Magic da era Shaq e Penny? E o do Raptors de 1999 de Vince Carter? É com essa pegada, que vamos listar os 20 uniformes mais irados de toda a história da NBA. Saca só.
Hawks, 1997
Você vai ter que concordar com a gente. Essa camisa do Hawks é uma das mais bonitas que já passou pela NBA. Com o falcão em grande destaque com suas garras segurando a bola, o Hawks desta época contava com jogadores como Mookie Blaylock, Steve Smith e Christian Leattner. Além é claro, de Dikembe Mutombo.
Warriors, 1968
Reeditada em algumas temporadas, a camisa do então São Francisco Warriors é uma obra de arte. Em oito jogos da grande temporada do recorde das 73 vitórias, Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green revisitaram o passado da franquia. Na foto, Jason Richardson durante sua passagem pelo time entre 2001 e 2007.
Rockets, 1997
Depois de conquistarem o bi-campeonato usando a clássica camisa vermelha em 1994 e 95, o Rockets mudou complemente sua identidade durante a temporada de 1997. O vermelho deu lugar ao branco e o azul marinho e os uniformes ficaram sensacionais. Na foto o trio composto por Clyde Drexler, Hakeem Olajuwon e Charles Barkley.
Bulls, 1984
Do princício de que menos é mais, o uniforme do Bulls na temporada de estreia de Michael Jordan é impecável. O uniforme que se tornaria um dos mais populares nos anos 90, ainda carregava o estilo dos anos 70 com o nome da cidade em destaque com uma fonte cursiva.
Braves, 1974
O Hall da Fama Bob McAdoo é o modelo que apresenta esse clássico uniforme do Buffalo Braves que veio a se tornar San Diego Clippers em 1978 antes da franquia se mudar para Los Angeles. Assim como o uniforme do Bulls acima, o Braves se destacava pelo tom único de azul e o estilo que mesmo nos dias de hoje continua bastante atual.
Lakers, 1988
O torcedor do Lakers pode até se orgulhar do time ser o único que usa uma camisa sem ser branca para representar o seu mando de quadra, quando usa a clássica gold. Mas a cor purple do uniforme visitante do time, é sensacional. Com cinco títulos durante este período, não seria nada mal ver a Nike visitar o passado do time com uma dessas.
Spurs, 1980
Camisa preta é com o Spurs. Foi assim que uma das franquias de mais sucesso da liga ficou conhecida. Se hoje o time aplica a palavra Spurs com uma espora simulando a letra U, nos anos 80 o nome da cidade tomava conta do uniforme formando um semi-circulo envolvendo o número da camisa.
Nets, 1975
O atual Brooklyn Nets já fez parte da American Basketball Association com o nome de New York Nets. E foi nessa epóca, nos anos 70, que a franquia teve um dos mais incríveis uniformes de toda a sua história. A camisa remetia a bandeira americana utilizando as cores azul, vermelho e branco e com estrelas nas laterais.
Sonics, 1991
Há quem diga que a camisa do Sonics foi a mais bonita da NBA. Talvez o saudosismo fale mais alto neste momento, mas sem dúvida que o uniforme que vestia Gary Payton e Shawn Kemp realmente era um dos mais belos da liga. Com predominancia para nosso familiar verde e amarelo, seria sensacional ver Russell Westbrook e Paul George usando esse manto do passado na próxima temporada.
Pacers, 1995
Foi com este uniforme que Reggie Miller teve um dos seus grandes momentos da história de sua carreira seus oito pontos em apenas 8.9 segundos. A camisa de visitante da franquia de Indiana nas temporada 1989-90 relembra grandes batalhas contra o Bulls de Michael Jordan e muita entrega em quadra de um dos seus principais jogadores.
Grizzlies, 1997
Após seis temporadas no Canadá, o Grizzlies se reinventou em Memphis. Mas foi em Vancouver que a franquia teve sem dúvida alguma seu mais bonito uniforme. Com destaque para o tom da cor e da tipografia usada no seu nome, essa camisa não poderia morrer.
Suns, 2000
Essa poderia ser facilmente escolhida com qualquer cor, mas a camisa do Suns preta usada por Jason Kidd e Charles Barkley durante praticamente todo os anos 90 até o ano 2000, é uma das favoritas de qualquer colecionador. Relembrada nos últimos anos, a camisa continua sendo até hoje uma das mais bonitas da liga.
Pistons, 2000
No verão de 1996, o Pistons mudou drasticamente sua identidade dos tempos dos Bad Boys para um conceito completamente novo. Novo logotipo, novas cores e um resultado espetacular. Os mais nostálgicos torcedores podem não ter concordado com tamanha mudança, mas a identidade que levantou a bandeira da cidade que é um polo automobilístico, foi um baita de um conceito que fez bastante sucesso na época.
Wolves, 1998
O jovem Kevin Garnett cheio de energia e vestindo a camisa preta do Wolves com detalhes em branco e verde, é uma imagem que muitos torcedores tem em suas memórias. Lançando uma identidade renovada para esta temporada, talvez seja difícil vermos essa camisa em quadra novamente. Mas seria uma ótima ideia.
Nuggets, 1990
Há quem discorde, mas a camisa dos anos 80 e 90 do Nuggets chamava a atenção de todos de alguma forma. Com a cor azul de padrão, um arco-íris de cores completava a criação. Se você é um amante das chamadas "throwbacks", essa precisa estar na sua coleção.
Magic, 1993
Talvez a camisa do Magic dos anos 90 seja muito mais iconica do que muito time mais antigo na liga. E essa preta da epóca de Shaq e Penny Hardaway é unica. Sem falar que o casaco de aquecimento desta época é também um dos mais bonitos da história.
Jazz, 1997
Karl Malone e John Stockton fazem parte da lista de jogadores fantásticos que nunca ganharam um título da NBA. Talvez a temporada de 1997-98 tenha sido uma das melhores da história da franquia, que infelizmente teve pela frente o Chicago Bulls de Michael Jordan. Mas mesmo com o vice-campeonato, o time fez bonito em quadra. Tanto no jogo como no estilo.
Blazers, 1992
O Blazers é um dos times que conseguem manter sua identidade bastante uniforme desde os tempos de Clyde Drexler nos anos 90. Tendo mudado apenas a sua tipografia, o uniforme do time de Portland se mantém fiel as listras alternando nas cores vermelha, preta e branca.
Celtics, 1967
Não tem como falar de uniformes da NBA e não falar do Celtics. Assim como o Lakers, a franquia de Boston se mantém bastante fiel a identidade que fez a sua história do time com mais títulos na liga. A tipografia é a mesma, as cores não mudaram e a vibe clássica continua no ar.
Raptors, 1999
Essa camisa do Raptors merecia estar sendo usada pela franquia até hoje. Concorda? Divertida, a camisa roxa do time de Toronto ilustra a era de Vince Carter e Tracy McGrady na cidade canadense. Durante as comemorações de 20 anos da franquia na temporada 2014-15, a camisa que ficou conhecida como "Dino" foi novamente lembrada. Não seria nada mal vermos ela este ano em quadra.
E qual o seu uniforme favorito? Conta pra gente. Complete nossa lista!
Fique por dentro
31 camisas iradas da NBA criadas por designer
NBA: Clippers revela nova camisa City Edition para 2020-21
Atlanta Hawks homenageia Martin Luther King Jr. com novos uniformes alternativos