Espalhe por Whatsapp

5 coisas que você não sabia sobre Luka Doncic

25 de Novembro

Luka Doncic está em uma fase de ascensão poucas vezes vista na história da NBA. Em apenas sua segunda temporada na liga, o fenômeno de 20 anos de idade já carrega o Dallas Mavericks para a briga por uma vaga nos Playoffs do concorrido Oeste, e deve ser um dos principais candidatos a MVP da temporada. Para conhecer melhor o astro do Mavs, preparamos cinco fatos curiosos sobre Doncic.

Luka jogava futebol e é torcedor do Red Star Belgrade e do Real Madrid

Image title

Doncic jogava futebol e outros esportes quando era mais novo, e passou a focar no basquete quando ficou alto demais para praticar as outras modalidades. Segundo sua mãe, ele competiu no futebol infantil durante quatro anos, e por já ser alto, era atacante e forte nas bolas aéreas.  Desde criança, seu time do coração no futebol é o Red Star Belgrade, de Belgrado, capital da Sérvia. A paixão veio através de seu pai, um esloveno descendente de sérvios.

O atleta, entretanto, adotou um segundo clube. Aos 13 anos de idade, passou a jogar pela base do Real Madrid no basquete, e frequentava o mesmo complexo de formação de atletas que os jogadores da base de futebol do clube mais rico do mundo. Ali, ele chegou até a participar de jogos com os atletas do futebol, nos campos de “La Fabrica”, como é conhecida a academia de talentos do Real Madrid. De acordo com Oscar Rodriguez Arnaiz, atleta da base do Real que atua pelo Leganes, Luka não era tão bom quanto no basquete, mas definitivamente se garantia em campo com jogadores formados no futebol.

Esta experiência na juventude e sua identidade com o Real Madrid no basquete fizeram de Luka um torcedor da equipe, e ele constantemente comenta jogos do time no futebol em suas redes sociais e posta mensagens de apoio.

Seu ídolo no basquete é Vassilis Spanoulis e a razão do número 7

Image title

Doncic sempre usou a camisa número 7 em sua carreira, e adotou a 77 no Mavericks, e também na seleção da Eslovênia. No caso do Mavs e da seleção, Luka escolheu a 77 porque outros atletas já usavam a camisa 7 quando ele chegou, sendo Klemem Prepelic na seleção e Dwight Powell no Mavs.

A 77, entretanto, só foi escolhida como derivação de seu número preferido, que tem uma origem bastante específica. É a camisa usada por Vassilis Spanoulis, ídolo de Luka no basquete. O grego de 37 anos é um dos principais jogadores de sua geração na Europa, e passou pela NBA em 2006-07, atuando pelo Houston Rockets. Ele foi três vezes campeão da Euroliga e MVP da competição em 2013, além de três vezes MVP de seu Final Four. Também é recordista de seleção para o All-Euroleague Team, com 8 aparições, e foi duas vezes eleito o All-Europe Player of The Year, entre outras conquistas.

Spanoulis é um dos jogadores mais bem sucedidos dos últimos 20 anos no basquete europeu, e isso foi mais do que suficiente para torna-lo ídolo do jovem Luka Doncic enquanto este se formava como profissional. Luka já declarou que quando tinha entre 12 e 13 anos de idade, ficou encantado pelo jogo do grego e passou a tentar jogar como ele. A admiração é mútua, e recentemente Spanoulis, que segue na ativa pelo Olympiacos, disse que Doncic é o tipo de jogador que aparece uma vez a cada 50 anos.

Relação entre a família Doncic e Goran Dragic é antiga

Image title

Luka Doncic e Goran Dragic são, na atualidade, os principais jogadores da Eslovênia. O astro do Mavs e o armador do Miami Heat lideraram sua equipe nacional ao título do Eurobasket em 2017, com grande performance de ambos.

A relação entre a família Doncic e Goran Dragic no basquete, entretanto, é mais antiga. O pai de Luka, Sasa Doncic, chegou a jogar com Dragic no extinto KK Olimpija, clube de Ljubljana que foi campeão da liga eslovena em 2007 e 2008. Sasa Doncic fez parte dos dois títulos, enquanto que o então jovem Dragic participou apenas da campanha de 2008.

Quase dez anos depois, o já veterano Dragic conquistou o título inédito do Eurobasket com a seleção eslovena e o filho de seu ex-companheiro de time, Luka Doncic.

Hugo, seu cachorro, também é uma estrela

Image title

Luka vive em Dallas com sua namorada, a modelo e também eslovena Ana Maria Goltes. O casal ainda não teve filhos, mas se depender deles, o cachorro Hugo, um Lulu da Pomêrania, pode ser considerado como tal. O bichinho se faz sempre presente nas redes sociais de ambos seus donos, que criaram até mesmo um Instagram para ele. Com 12,5 mil seguidores em seu perfil, Hugo é um dos pets mais conhecidos do mundo do basquete. Não acredita? Confira o perfil do cãozinho e se surpreenda.

Seu outro vício é Fortnite

Image title

Já sabemos que basquete é uma das paixões de Luka Doncic, e por isso ele se tornou tão bom no esporte que pratica. Em seu tempo livre, entretanto, o prodígio não é muito diferente de outros garotos de sua geração. O jogo Fortnite é seu passatempo preferido quando não está treinando ou jogando. Luka confessou passar muitas horas ocupado com o jogo, e até disse que estava jogando Fortnite quando foi eleito o calouro do mês de outubro em sua temporada de estreia na NBA.

Alguns fãs, inclusive, já jogaram com Luka e chegam a postar vídeos no Youtube mostrando a atuação do astro do Mavs neste popular game. Segundo o próprio atleta, seu tempo dedicado a videogames é de 2 a 3 horas por dia, o que é bastante se levarmos em conta a pesada rotina que o basquete já lhe impõe.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!