Espalhe por Whatsapp

Os 5 jogadores mais velhos da NBA

03 de Janeiro

No começo dos anos 2000, quando o explosivo Vince Carter era o principal terror de pivôs que não queriam aparecer debaixo do próximo pôster de uma enterrada do acrobático ala, quem imaginaria que um dia ele se tornaria o jogador mais velho em atividade na NBA?

Isso porque dificilmente atletas com o perfil de Carter alcançam tanta longevidade. Jogadores de maior explosão estão sujeitos a maior contato e desgaste físico, e normalmente sofrem com lesões ou falta de vigor físico para continuarem atuando da mesma maneira depois de uma certa idade.

Vince Carter

Mas “Vinsanity”, como era conhecido, conseguiu derrubar esta escrita. Perto de completar 40 anos (o aniversário dele é no dia 26 de janeiro), o ala continua sendo um contribuinte importante para o time do Memphis Grizzlies, que assim como ele é uma equipe de veteranos que se recusa a ser abatida pelo tempo. 

Manu Ginobili

Também com 39 anos, o segundo jogador mais velho da liga é o argentino Manu Ginobili se mantém como uma das referências no vestiário do San Antonio Spurs, sendo um dos pouquíssimos remanescentes das históricas campanhas da equipe que culminaram em títulos nas últimas décadas. Também pudera, o criativo ala-armador, que completa 40 anos no dia 28 de julho de 2017, está em sua 15ª temporada pelo Spurs, não tendo atuado por nenhuma outra equipe em sua gloriosa carreira na NBA.

Jason Terry

O terceiro da lista é o armador Jason Terry, que também vai completar 40 anos em 2017, no dia 5 de setembro. O atleta atingiu o auge de sua carreira ao ser um dos mais importantes jogadores do time campeão do Mavericks, em 2011, ao lado do já citado Vince Carter. A longevidade também lhe conferiu um lugar de destaque nos livros de recordes da NBA: é atualmente o terceiro colocado na lista de cestas de 3 pontos convertidas. Hoje é uma presença veterana no vestiário do jovem time do Milwaukee Bucks, comandado pelo técnico Jason Kidd, que foi companheiro de time de Terry no Dallas Mavericks de 2011.

Paul Pierce

Também aos 39 anos, o ala Paul Pierce é o quarto colocado na lista. O jogador, que completa 40 anos no dia 13 de outubro, é homem de confiança do técnico Doc Rivers, do Los Angeles Clippers. Depois de 15 anos e 1 título como principal jogador do Boston Celtics, ele passou uma temporada com o Brooklyn Nets e outra com o Washington Wizards, antes de assinar com o Clippers, equipe onde está desde 2015.

Dirk Nowitzki

O quinto colocado na nossa lista é o alemão Dirk Nowitzki, principal jogador da história do Dallas Mavericks e um dos melhores atletas de sua posição que o basquete já viu. Aos 38 anos, Dirk completa 39 primaveras em 19 de junho. Curiosamente é mais um jogador campeão com o Mavs em 2011 a integrar esta relação. Com 18 temporadas jogadas pela equipe de Dallas, infelizmente esta pode ser a última do alemão, que já admitiu que deve abandonar as quadras caso as lesões continuem a prejudicá-lo tanto.

O que podemos perceber é que apesar de terem carreiras e estilos de jogo diferentes, todos esses jogadores têm algumas características em comum: são atletas talentosos, extremamente profissionais e com histórico vencedor. Diversos jogadores talentosos ficam sem oportunidades na liga por terem personalidades complicadas, então é seguro dizer que a NBA premia seus veteranos por bom comportamento e experiência em vencer, o que convenhamos, é uma excelente prática.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!