Espalhe por Whatsapp

Spalding vai lançar bola em homenagem a Kobe Bryant

A Mentalidade Mamba de Kobe Bryant se transformou em uma marca registrada ao longo de sua carreira. Extremamente dedicado e focado em tudo que fazia, Kobe foi um dos melhores jogadores de basquete de todos os tempos e levou este comprometimento para fora das quadras, alcançando grandes feitos como ganhar um Oscar e fundar a Mamba Academy, dedicada ao treinamento de jovens promissores do esporte.

A Spalding, grande fabricante de materiais esportivos, já tinha desenvolvido uma bola com ele em 2019, a “24k Black Mamba”, pertencente a uma linha de produtos conhecida como “Kobe X Spalding 94”.

Quando o astro faleceu tragicamente em janeiro de 2020, estava produzindo a próxima edição da bola em parceria com a companhia. Em homenagem a seu falecido parceiro, a Spalding decidiu lançar o novo modelo, a 94 Series Silver, cujo design é inspirado nas transformações de Kobe ao longo da vida:

“De um jogador com foco e determinação inigualáveis para um marido e pai adorável, técnico, empreendedor, filantropo e escritor.” – Spalding.

A bola mistura tons de cinza e prateado, e tem uma superfície que lembra a pele de uma cobra, em alusão ao apelido “Black Mamba” de Kobe, e o fato de que ele foi “mudando de pele” conforme evoluía ao longo da carreira, sempre buscando novas formas de lidar com seus novos desafios.

A Spalding diz que a bola é um tributo à missão de Kobe e de todos que estejam no processo de se transformarem em campeões em tudo que fazem. A esperança é que seja uma forma de continuar inspirando as pessoas ao redor do mundo para abraçar a Mentalidade Mamba que levou Kobe a tamanha grandeza.

Em reconhecimento ao legado de Kobe, a Spalding fez uma grande doação para a Mamba and Mambacita Sports Foundation, criada em homenagem a Kobe e sua filha, Gianna Bryant.

A bola será lançada no dia 15 de junho nos EUA, e ainda não tem previsão de chegar ao Brasil. Confira as fotos promocionais do lançamento:

Image title

Image title

Image title

Image title


Curta o som Hoop78!

Mais 5 livros sobre basquete que você não pode deixar de ler

Em 2018, lançamos nossa lista de 5 livros sobre basquete que você não pode deixar de ler. De lá para cá, foram lançadas outras excelentes obras, além de termos lido mais alguns livros que não estavam na lista original. Sendo assim, trazemos mais 5 cinco livros sobre basquete que você não pode deixar de ler!

Era de Gigantes

Começamos pela referência nacional. A incrível obra de Vitor Camargo, do podcast Na Era do Garrafão, é um complemento perfeito para os podcasts de história do basquete que o autor grava. O livro narra toda a história da NBA no Século XX, desde sua criação até a aposentadoria de Michael Jordan, em 1998.

A narrativa mostra como a NBA nasceu, cresceu, e estabeleceu as bases para se tornar o fenômeno comercial e esportivo que é hoje. Única obra deste tipo escrita originalmente em português, é uma leitura imperdível para todo fã da liga.

Compre Aqui

Basketball: A Love Story

E se a pegada é história do basquete, outra obra imperdível é “Basketball: A Love Story”. O livro escrito por Jackie MacMullan, Rafe Bartholomew e Dan Klores também narra os principais fatos históricos da NBA nas últimas décadas, mas contados a partir do ponto de vista dos protagonistas e testemunhas.

Cada história é contada a partir da junção de depoimentos de atletas, técnicos, jornalistas e outras personalidades que viveram ou testemunharam aquele determinado momento. O livro aborda questões profundas como o impacto cultural do basquete, times e atletas ao longo do tempo, bem como as mudanças e inovações que cada um trouxe ao esporte. Mais de 165 pessoas foram entrevistadas, e o livro conta com depoimentos de gente como  Adam Silver, David Stern, Kobe Bryant, LeBron James, Shaquille O'Neal, Allen Iverson, Steve Nash, Charles Barkley e Julius Erving, entre tantos outros.

Compre Aqui

The Mamba Mentality: How I Play

Neste relato autobiográfico, o astro Kobe Bryant explica os detalhes por trás de sua famosa “Mentalidade Mamba”, o foco e determinação inigualáveis que marcaram sua carreira. O incrível aqui é se tratar de uma obra bastante impactante visualmente, com Kobe tendo selecionado as melhores fotos de sua carreira para entrar nos temas que lhe tocavam.

As incríveis fotos são de Andrew Bernstein, que acompanhou a carreira de Kobe durante 20 anos e assina a obra como coautor.

Compre Aqui

SprawlBall: A Visual Tour of the New Era of the NBA

Em “SprawlBall”, Kirk Goldsberry traz um guia bastante ilustrado para explicar como a revolução dos três pontos mudou a NBA de maneira irreversível, e convida o leitor a reflexões sobre o futuro do basquete.

Com carreira como colunista e consultor do San Antonio Spurs e da seleção dos EUA, Goldsberry é um dos pioneiros do basquete analítico e da representação visual das teorias aplicadas ao jogo. Sua obra é imprescindível para entender o basquete moderno.

Compre Aqui

When Nothing Else Matters

Este polêmico livro narra o período de Michael Jordan como diretor e posteriormente jogador do Washington Wizards no começo dos anos 2000. O jornalista Michael Leahy cobriu o time de perto nesses anos, e narra um Jordan bem diferente do herói de seis títulos com o Chicago Bulls nos anos 90.

Leahy mostra o legado negativo deixado por Jordan em Washington, com diversas inimizades e contribuição negativa para a carreira de jogadores e técnicos. É um bom contrapeso para outras obras biográficas do maior jogadores de todos os tempos, normalmente escritas em tom mais favorável.

Compre Aqui

Curta o som Hoop78!