Espalhe por Whatsapp

Quem tem mais triplos-duplos na história da NBA?

Renato Campos
Renato Campos
14 de Novembro

A temporada 2023-24 da NBA já foi marcada por 10 triplos-duplos, com Nikola Jokic garantindo quatro e Luka Doncic conquistando dois. Com Jokic já na frente para estender sua liderança na tabela de triplos-duplos pela terceira temporada consecutiva, aqui estão alguns recordes de triplos-duplos que você pode ainda não conhecer.

Quem é o líder de triplos-duplos de todos os tempos na NBA?

O líder de todos os tempos em triplos-duplos na temporada regular da NBA é Russell Westbrook, com 198. Westbrook registrou impressionantes 101 triplos-duplos em um período de três temporadas (2016-17 a 2018-19) e parece estar posicionado para ser o primeiro jogador na história a atingir 200 triplos-duplos na temporada regular de sua carreira. Seus 210 triplos-duplos combinados de temporada regular e pós-temporada também é um recorde, e ele é o único jogador a ter ultrapassado 200.

Quem detém o recorde de triplos-duplos em uma única temporada na NBA?

Russell Westbrook também detém o recorde de triplos-duplos em uma única temporada, com 42, estabelecido na temporada 2016-17. Nessa temporada, ele se tornou o primeiro jogador desde Oscar Robertson em 1961-62 a ter médias de triplos-duplos durante uma temporada completa e garantiu o prêmio de MVP da liga. O recorde anterior de 41 foi estabelecido por Robertson em sua histórica temporada de 1961-62.

Quem é o líder de triplos-duplos nos playoffs da NBA de todos os tempos?

Magic Johnson detém o recorde de triplos-duplos nos playoffs, com 30. LeBron James está em segundo com 28 e tem uma chance real de igualar e superar o recorde de Johnson. Nikola Jokic tem 16, já o terceiro de todos os tempos, e pode um dia chamar o recorde de seu.

Quem registrou o primeiro triplo-duplo na história da NBA?

O primeiro triplo-duplo foi registrado em 14 de dezembro de 1950, por Andy Phillips do Philadelphia Warriors. Phillips lideraria a liga duas vezes em triplos-duplos, mas é improvável que tenha sido realmente o primeiro jogador a conseguir um triplo-duplo. A NBA/BAA só começou a registrar rebotes a partir da temporada 1950-51, contando apenas pontos e assistências, uma decisão curiosa considerando que a média de acertos de arremessos da liga era inferior a 35%, o que significa que o jogo de basquete era um treino constante de rebotes.

Quem tem mais temporadas consecutivas liderando a NBA em triplos-duplos?

Magic Johnson e Oscar Robertson lideraram a liga em triplos-duplos por seis temporadas consecutivas, um recorde da NBA. Robertson o fez de 1960-61 a 1965-66, e Johnson liderou a liga de 1979-80 a 1984-85. Essas seriam as únicas temporadas em que Robertson liderou a liga em triplos-duplos, enquanto Johnson acumularia mais quatro temporadas no topo da tabela antes de sua carreira ser interrompida.

Quem tem mais temporadas liderando a NBA em triplos-duplos?

Jason Kidd detém o recorde da NBA de mais temporadas liderando a liga em triplos-duplos, com 11. Ele liderou a liga pela primeira vez em 1994-95, e sua última temporada como líder da liga ocorreu em 2007-08. O intervalo entre sua primeira e última temporada liderando a tabela de triplos-duplos é o maior da história da NBA.

Quem teve menos triplos-duplos para liderar a NBA em uma temporada?

Os menores números de triplos-duplos para liderar a liga são dois e ocorreram em três ocasiões separadas. A primeira foi em 1953-54, com Bob Cousy; a próxima foi em 1977-78, com Dave Cowens e Bill Walton; e a última vez foi em 1991-92, quando Michael Jordan, Gary Payton, Scottie Pippen e David Robinson dividiram a liderança. Todos os sete jogadores são membros do Hall da Fama, e apenas Payton e Pippen não conseguiram vencer o prêmio de MVP.

Qual foi o menor número de triplos-duplos em uma temporada da NBA?

O menor número de triplos-duplos ocorreu na temporada 1953-54, quando a liga produziu apenas três no total. No entanto, a NBA era um lugar diferente naquela época, com um total de oito equipes, nenhuma jogando em cidades completamente a oeste do rio Mississippi, e a temporada era de apenas 72 jogos.

Quem tem a melhor porcentagem de vitórias em jogos de triplos-duplos?

Dos 10 jogadores que registraram pelo menos 50 triplos-duplos em suas carreiras, a melhor porcentagem de vitórias nesses jogos é de Wilt Chamberlain, com 88,5%. A mais baixa é de Luka Doncic, com 70,7%. Como grupo, eles produziram 1.109 triplos-duplos, vencendo 850 desses jogos, uma porcentagem de vitórias de 76,6% e um ritmo de 63 vitórias.

Quem tem mais triplos-duplos com 10 tocos?

Dikembe Mutombo e Hakeem Olajuwon têm ambos 10 triplos-duplos registrados com 10 ou mais tocos, e David Robinson está em terceiro com nove. O máximo que qualquer jogador em atividade tem é um. Os tocos não eram registrados até a temporada 1973-74, então há uma chance real de que jogadores como Bill Russell e Wilt Chamberlain sejam os verdadeiros líderes.

Quem tem mais triplos-duplos com 10 roubos de bola?

Clyde Drexler detém o recorde da NBA para triplos-duplos com 10 roubos de bola, com dois. O feito foi realizado apenas 11 vezes no total por 10 jogadores diferentes. Parte disso se deve ao fato de que os roubos de bola não eram registrados até 1973-74, mas também houve apenas 24 jogos com 10 roubos de bola nesse intervalo, tornando-o uma das proezas mais raras.

Quem teve o triplo-duplo mais improvável na história da NBA?

O triplo-duplo mais improvável foi de Draymond Green em 10 de fevereiro de 2017, contra o Memphis Grizzlies. Não apenas Green precisava registrar 10 roubos de bola para garantir seu triplo-duplo, mas ele também é o único jogador na história da NBA a conseguir um triplo-duplo sem atingir 10 pontos. Em 37:44 minutos, Green conseguiu 10 roubos de bola, distribuiu 10 assistências, pegou 11 rebotes, além de quatro pontos e cinco bloqueios.

Fique por dentro

A triste declaração de Rick Rubio anunciando sua aposentadoria da NBA

Basta! A NBA não pode tolerar mais atitudes como essa de Draymond Green

LeBron James compara Austin Reaves a Michael Jordan após título da Copa da NBA

Acompanhe o Hoop78

No Instagram

No Spotify

Curta o som Hoop78!