De todos os problemas que o Lakers tem enfrentado neste início da temporada da NBA, sejam as lesões ou a falta de química de um elenco totalmente novo, o que deveria ser o mais preocupante é aquele que tem custado seus jogos: o terceiro período.
O Lakers é uma equipe terrível no terceiro período. Quando se trata de estatísticas avançadas, sua classificação ofensiva no terceiro período é de 97,9 e sua classificação defensiva é 120,6, colocando sua classificação líquida no período em -22,6. O Lakers é o 29º colocado na liga, na frente apenas do modesto Rockets.
Na verdade, as outras três equipes na parte inferior das estatísticas do terceiro período - Rockets, Pelicans e Pistons - têm uma campanha combinada de 6-36. É quase um milagre que o Lakers possa estar tão mal no terceiro período e ainda assim ter mais vitórias que derrotas neste momento.
Para a lenda e analista do Lakers, James Worthy, os problemas no terceiro período não pode ser tratado com desprezo. Depois que o Lakers foi novamente demolido no terceiro período na segunda-feira contra o Bulls, 37-25, Worthy comparou o problema do Lakers como "um vírus".
Worthy: ‘Você não pode fazer uma pausa’
Enquanto muitos colocam a dificuldade que o Lakers tem no terceiro período na equipe técnica, Worthy disse que cabe aos jogadores fazer a mudança:
"Isso é como se fosse um vírus. Você não pode fazer uma pausa, reiniciar, refrescar-se. O técnico lhe dá um plano de jogo para o terceiro período e você não consegue ter energia - parece que eles tem mais energia no início do jogo do que no terceiro. Todos nós sabemos que o primeiro e o terceiro são vitais, especialmente o terceiro. Se você está na lidererança, precisa mantê-la. Se você precisa pontuar e defender, faça isso.
Esse tem sido um problema do Lakers durante todo o ano e algo que eles terão que resolver. Não é somente sobre os treinadores, é sobre os jogadores, às vezes é se juntar antes de irem para a quadra e dizer: ‘Ei, pessoal, é isso que temos que fazer’."
Frank Vogel comenta os problemas do terceiro período
Worthy provavelmente deveria oferecer esse conselho ao Lakers, porque o time parece ter nenhuma resposta para o quão ruim a equipe tem sido nessas situações. O ponto mais baixo do terceiro período nesta temporada não veio contra o Bulls, mas na sexta-feira passada contra o Timberwolves, quando o Lakers sofreu uma surra por 40-12.
Depois do jogo, o técnico Frank Vogel falou sobre o assunto.
“Estamos falando sobre isso e desafiando nossos rapazes a serem melhores”, disse Vogel. “Eu não sei o que acontece. Nós temos o controle no início do jogo, jogamos bem e então simplesmente não estamos executando o plano. ”
Esse é um vírus que o Lakers precisa encontrar a cura rapidamente.
Leia também
Klay Thompson manda recado para todos que duvidaram do Warriors
Acompanhe o Hoop78
Fique por dentro
NBA: Como uma troca de Giannis Antetokounmpo pode ajudar os Cavs
NBA: Foi tudo culpa do Luka Doncic
Como Draymond Green irritou Stephen Curry antes de jogo contra Klay Thompson